sábado, 11 de março de 2017

Apresentador israelense denuncia apartheid de Israel na Palestina

Assaf Harel criticou os seus conterrâneos por ignorarem a ocupação israelita em território palestino, num discurso emocionante.


Assef Harel faz dura critica a ocupação da Palestina



Assaf Harel não te deve ser um nome familiar. Trata-se de um humorista israelense de 41 anos, conhecido pelas declarações polêmicas que faz sobre o seu próprio país. Desta vez foi mais longe e tornou-se viral pelos melhores motivos.

Foi no monólogo final do último episódio do seu talkshow “Good Night With Assaf Harel” que o israelense denunciou a forma como Israel tem tratado a Palestina.



Pediu aos israelenses que abram os olhos e se apercebam que o que se passa entre os dois países é um verdadeiro Apartheid. O discurso é claramente dirigido aos seus conterrâneos, que critica por ignorarem a ocupação israelense em território palestino: “Como estamos do lado bom, nunca nos preocupamos”, “Nós temos abusado dos palestinos diariamente durante anos, temos-lhes negado direitos básicos”, “Nós estamos bem. Mas há milhões de pessoas por quem somos responsáveis que vivem num estado horrível.”

Harel atacou alguns dos assuntos mais tabu em Israel e o vídeo da sua intervenção tem sido muito partilhado nas redes sociais e chega numa momento político crucial para a região.

Depois de anos de um relacionamento frio entre Washington e Israel, quando tomou posse Donald Trump declarou que está do lado do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu. Passado pouco tempo recuou. Os confusos compromissos diplomáticos entre os dois países já afetaram assuntos como a mudança da embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém, a construção de novos colonatos judaicos ou a polémica “solução de dois estados” para resolver o conflito israelo-palestino.

No meio de tudo isto, não fica claro em que fase está o processo de paz.

Os últimos desenvolvimentos com os Estados Unidos têm encorajado a direita radical israelense a achar que assistimos a uma “nova era”.

Importa dizer que “Good Night With Assaf Harel” era um dos programas mais controversos emitidos pela televisão israelense e que não vai ser renovado para mais uma temporada na sequência das fracas audiências – apesar de ter sido altamente seguido nas redes sociais.

O programa chegou a ser multado por causa de um episódio em que Harel ridicularizou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

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sábado, 4 de março de 2017

Em novo livro, Judith Butler faz crítica judaica ao sionismo


Novo livro de Judith Blair critica sionismo





RIO - Mais conhecida no Brasil por seus estudos sobre gênero, Judith Butler reflete sobre sionismo e identidade em seu último livro publicado no Brasil, “Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo”. Na obra, a filósofa pós-estruturalista americana, que causou polêmica ao defender posições pró-Palestina e apoiar uma campanha internacional de boicote cultural, econômico e político a Israel, argumenta que é possível, como ela vem fazendo, criticar as posições do país no conflito Israel-Palestina, e, ao mesmo tempo, reafirmar a sua própria cultura judaica.

Nos princípios éticos judaicos que fizeram a sua formação, escreve ela, tenta encontrar ferramentas para “contestar a subjugação colonial que o sionismo tem exercido sobre o povo palestino”. Para isso, apoia-se em pensadores judeus e elabora as condições para uma convivência possível entre israelenses e palestinos.

Em entrevista ao GLOBO por e-mail, Judith fala sobre os conflitos provocados por suas posições contra as políticas recentes do Estado de Israel, sobre a sobrevivência do multiculturalismo após a eleição de Trump e as obrigações morais da coabitação dos povos.

Por que é importante fazer uma crítica judaica ao Estado de Israel? Que valores judaicos podem ser usados na crítica às políticas israelenses?

É importante entender que há muitas visões de Israel entre os judeus. O povo judeu é internamente complexo. Eles vêm de muitos lugares do mundo e nem sempre se veem representados pelo Estado de Israel. Na verdade, se pensarmos nos valores judeus de justiça, igualdade e hospitalidade, vemos que o Estado de Israel é contra princípios chaves da Ética Judaica.

Embora reafirme sua formação judaica, a senhora também defende a necessidade de ir além do judaísmo. Por quê?

Eu me oponho à ocupação, da mesma forma que muitas pessoas se opõem à ocupação. A maioria das leis internacionais condena a ocupação, então minha oposição não é muito diferente da de um não judeu que se opõe à ocupação como uma violência dos direitos humanos. Mas porque se diz frequentemente que aqueles que se opõem ao Estado de Israel se opõem ao povo judeu, é importante saber que o povo judeu também se opõe ao Estado de Israel em muitos aspectos, clamando por direitos humanos internacionais e direitos democráticos para todas as pessoas, incluindo os palestinos.

Em 2014, sua palestra sobre Kafka no Museu Judaico de Nova York foi cancelada após reclamações sobre seu envolvimento com o movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel). Como reagiu à notícia?

Na verdade, eu até tenho tido sorte, já que minhas participações em eventos são raramente canceladas. Mas está havendo, sim, um esforço para criminalizar a posição política do BDS. Boicotes são reconhecidos como instrumentos legais de expressão de pontos de vista políticos, então é uma perspectiva horrível que se diga às pessoas que assumem este ponto de vista de que o ponto de vista delas sequer pode ser ouvido. Sabemos que muitas pessoas tiveram suas participações em eventos canceladas e que há uma ampla campanha para silenciar quem tem opiniões críticas a Israel.

No livro, a senhora diz que é importante pensar em uma solução de Estado único para o conflito Israel-Palestina, mesmo que muitos a considerem impraticável...

Na história do mundo, certamente muitas ideias foram vistas como impraticáveis: a abolição da escravidão, os direitos iguais para mulheres e minorias, o fim da guerra... E, ainda assim, aqueles que continuam a luta por liberdade, igualdade e não violência tiveram que persistir. Se seguíssemos apenas opções práticas, perderíamos nossos princípios e nossa esperança.

A senhora acredita que, se não pensarmos na coabitação, nosso mundo empobrecerá radicalmente. Mas o que significa viver com o outro? Quais são nossas obrigações morais quando coabitamos com aqueles que não escolhemos?

No fim das guerras ou no fim legal do apartheid, sociedades são confrontadas com o difícil problema de viver com aqueles que foram seus inimigos. É uma tarefa difícil viver junto com o ódio duradouro, a raiva, onde não há amor. Mas se todos afirmarem a obrigação de viverem juntos, então eles têm essa obrigação em comum, e essa obrigação passa a representar o presente e o futuro da vida compartilhada.

Como vê o futuro do pluralismo na era Trump?

O movimento emergente de resistência inclui populações multiétnicas e multirraciais que estão se unindo para combater o racismo, a xenofobia e a misoginia. Este movimento de resistência representa o futuro da pluralidade neste momento. Minha crença é que, com o tempo, ele vai ganhar.


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