Páginas especiais do Blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Fórum Social Mundial Palestina Livre é apresentado ao Governador Tarso Genro

Tarso Genro em audiência com o Embaixador da Palestina no Brasil
Governador Tarso Genro e Deputado Adão Villaverde recebem em audiência o Embaixador da Palestina no Brasil  Ibrahim Alzeben e Comitê Brasileiro do FSMPL


CUT, Fepal, Embaixador da Palestina e Governador Tarso Genro
CUT e Fepal acompanhados da Prefeitura de Porto Alegre e Embaixador da Palestina apresentam projeto do FSMPL ao Governador





Cut entrega lenço palestino ao Governador Tarso Genro
Rogério Pantoja Dirigente da CUT Nacional entrega Kuffieh, lenço símbolo do Povo Palestino, ao Governador 

Fonte: http://sujeitosocial.blogspot.com.br/2012/03/forum-social-mundial-palestina-livre-e.html?spref=fb



LEIA MAIS:

FÓRUM PALESTINA LIVRE É LANÇADO EM PORTO ALEGRE




sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA DA TERRA - 30 MARÇO



DIA DA TERRA PALESTINA

COM CARLOS LATUFF 

Exposição, poesias, Charges produzidas ao vivo, debate e coquetel!

DIA 30 – SEXTA-FEIRA – 19:30 h

AUDITÓRIO DA FACULDADE CASPER LÍBERO

Av. Paulista, 900 - Metro Brigadeiro




Cartaz dia da Terra - Palestina





Palestinos: O Dia da Terra*

Por MAURÍCIO TRAGTENBERG

 Amanhã, dia 30, o povo palestino comemora o “Dia da Terra”, que surgiu como lembrança histórica da resistência que em 1976, os vários palestinos da Galiléia (território ocupado em 1948) manifestaram contra a invasão e ocupação de suas terras pelo Estado em Israel.

 Como acontece nessas ocasiões houve repressão e violência por parte das autoridades militares de ocupação, onde foram indiscriminadamente atingidos homens, mulheres, velhos e crianças. É impossível destruir um povo que por mais de trinta séculos construiu sua cultura, suas obras materiais e espirituais.

 Enquadrada no plano da destruição da cultura e identidade do povo palestino estão as universidades palestinas construídas nas ‘zonas ocupadas’ pelo Estado em Israel.

  Através da Ordenança Militar 854, uma das 1.080 ordenações militares que modificam a legislação jordaniana, em vigor na Cisjordânia, o Estado detém em suas mãos a permissão de funcionamento de qualquer instituição educacional, que implica no controle pelas autoridades do pessoal acadêmico, dos programas e manuais de ensino.

  Uma das iniciativas que afetou gravemente o funcionamento das universidades palestinas nas ‘zonas ocupadas’ foi que a partir de 1983 os professores estrangeiros –na realidade palestinos com passaportes de diversas nacionalidades estrangeiras – tenham que assinar uma declaração, segundo a qual, comprometem-se a não dar apoio algum à OLP nem a qualquer organização terrorista. Ante a recusa unânime do corpo de professores em assinar tal ignominioso papel, a repressão foi terrível.

  A Universidade d’An-Najah teve dezoito professores expulsos, enquanto outros três que estavam no Exterior foram proibidos de ingressar na Cisjordânia. Bir-Zeit perdeu cinco e a Universidade de Bethléem perdeu doze de seus professores.

  O fechamento temporário de universidades é outra medida que as “autoridades” de ocupação lançam mão; entre 1981/2 a Universidade de Bir-Zeit ficou fechada sete meses. A Universidade de An-Najah em 1982/3 ficou fechada durante três meses consecutivos, as Universidades de Bethléem e Hebron conheceram igual destino.

  Com o fim de vencer a resistência cultural palestina, a detenção de estudantes pelos motivos mais fúteis é coisa comum em todas as universidades da Cisjordânia. Os detidos são confinados na prisão de Fara’a, no Vale do Jordão. Segundo a advogada Lea Tsemel, o detido, conforme a “lei de urgência” (do período do Mandato Britânico) pode ficar incomunicável durante dezoito dias, sem culpabilidade definida nem visita de advogado. Por trazer consigo um panfleto ilegal o detido pode assim ficar durante 48 dias.

  O “tratamento” é o mais degradante possível: duchas frias, golpes, insultos.

  O presidente do Conselho de Estudantes de An-Najah, condenado a seis anos de prisão em 1974, não só afirmou ter sido torturado como também afirmou: “todos os prisioneiros palestinos são torturados.”

  Porém, a Universidade de Bir-Zeit é um foco de resistência cultural palestina; organiza atividades culturais fundada na cultura popular palestina. Possui uma biblioteca significativa aberta à consulta pública.

  Os dados a respeito da situação de resistência cultural palestina acima descrita nos foram fornecidos por Sônia Dayan-Herzbrun e Paul Kessler, que testemunham: “O fato de sermos judeus não afeta nossa objetividade em relação ao tema tratado. A consciência de nossa identidade judaica e das responsabilidades inerentes a ela nos levaram a participar do Centro de Cooperação com a Universidade Bir-Zeit.” (Le Monde Diplomatique, julho de 1984)

É o que também pensamos. O “Dia da Terra” é a reafirmação de um povo que pode ser expropriado, espezinhado, torturado, caluniado;vencido nunca.

* Publicado in: Folha de S. Paulo, 29.03.1985.

** Maurício Tragtenberg, 54, professor do Departamento de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas SP) e da PUC-SP, escreveu, entre outros livros, “Administração, Poder e Ideologia.
  

domingo, 18 de março de 2012

OS JUDEUS (The Jews) - por Gandhi, 1938


Ghandi e os judeus - Muro do Apartheid
Friday, Feb 9, 2007. (AP/MUHAMMED MUHEISEN)


OS JUDEUS (The Jews) - artigo de Gandhi em seu jornal Harijan, 26.11.1938


Texto original em fonte gandhiana oficial: http://bit.ly/aYJI7Q    (ORIGINAL TEXT IN ENGLISH)

Nova tradução e notas de Ralf Rickli - 31.05.2010


Recebi diversas cartas pedindo que declare meus pontos-de-vista quanto à questão árabe-judaica na Palestina e quanto à perseguição dos judeus na Alemanha. Não é sem hesitação que me arrisco a oferecer minha visão dessa questão tão difícil. [Nota do Tradutor (NT): é preciso ter em mente que este artigo foi escrito relativamente no começo dessa perseguição, ainda antes do início da II Guerra]

Os judeus têm toda a minha simpatia. Eu os conheci intimamente na África do Sul. Alguns deles vieram a ser companheiros para toda a vida. Através desses amigos eu aprendi muito sobre sua perseguição ao longo de eras. Eles foram os intocáveis do cristianismo: há um paralelo muito próximo entre o seu tratamento pelos cristãos e o tratamento dos intocáveis pelos hindus. Nos dois casos a religião foi invocada para autorizar o tratamento desumano que lhes foi aplicado. Além das amizades existe então essa razão mais comum e universal para que eu tenha simpatia pelos judeus.

Mas minha simpatia não me torna cego às exigências de justiça. O clamor por um lar nacional para os judeus não encontra muita ressonância em mim. Busca-se autorização para ele na Bíblia e na tenacidade com que os judeus têm ansiado por retornar à palestina. Mas por que eles não podem, como outros povos da Terra fazer seu lar aquele país onde nascem e onde ganham a vida?

A Palestina pertence aos árabes no mesmo sentido em que a Inglaterra pertence aos ingleses e a França aos franceses. [NT: esta observação é mais sutil do que parece à primeira vista: Gandhi com certeza sabia que nem os ingleses nem os franceses de hoje foram os primeiros povos a ocupar esses territórios, assim como nem os palestinos de hoje nem os judeus em relação à assim-chamada Palestina]. É errado e desumano impor os judeus aos árabes. O que está acontecendo na Palestina hoje não pode ser justificado por nenhum código de conduta moral. Os mandatos [com que a terra vem sendo ocupada] não têm nenhum fundamento senão os resultados da última [Grande] Guerra. Seria com certeza um crime contra a humanidade subjugar os orgulhosos árabes para que a Palestina pudesse ser parcial ou inteiramente restituída aos judeus como seu lar nacional [NT: na I Guerra a região foi liberada do domínio do Império Otomano (turco), de facto pela atuação dos árabes, porém mantida 'de direito' como mandato britânico pelos tratados internacionais impostos pelas potências ocidentais; o famoso filme Lawrence da Arábia traz contribuições para a compreensão disso].

O caminho mais nobre seria insistir em que os judeus sejam tratados de modo justo onde quer que tenham nascido e sido criados. Os judeus nascidos na França são franceses. Se os judeus não têm outro lar se não a Palestina, será que eles gostarão da idéia de serem forçados a deixar as outras partes do mundo onde estão estabelecidos? Ou eles querem ter dois lares onde possam permanecer à vontade? Esse clamor pelo seu lar nacional oferece uma justificativa plausível para a expulsão dos judeus pelos alemães.

É verdade que a perseguição alemã aos judeus não parece ter paralelo na história. Os tiranos da antigüidade nunca ficaram tão loucos quanto Hitler parece ter ficado. E ele o está fazendo com zelo religioso. Pois está propondo uma nova religião que consiste exclusivamente em nacionalismo militante em nome do qual qualquer desumanidade se torna um ato de humanidade a ser recompensado aqui e no além. O crime que é uma juventude obviamente enlouquecida porém intrépida esta sendo infligido a toda a sua raça com uma ferocidade inacreditável. Se pudesse haver alguma vez uma guerra justificável em nome e em favor da humanidade, seria completamente justificada uma guerra contra a Alemanha para impedir a brutal perseguição a toda uma raça. Mas eu não acredito em nenhuma guerra. Uma discussão dos prós e contras de uma tal guerra se encontra fora dos meus horizontes e território.

Mas se não pode haver guerra contra a Alemanha nem mesmo por causa de um crime tal como vem sendo cometido contra os judeus, aliança com a Alemanha com certeza não pode haver. Como pode haver aliança entre uma nação que alega representar a justiça e a democracia e uma que é inimiga declarada de ambas? Ou a Inglaterra estará se desviando na direção da ditadura armada e de tudo o que isso significa? [NT: Hitler esperou desde sempre contar com a Inglaterra em uma aliança pan-germânica contra os franceses, russos e outros povos - afinal, anglos e saxões são subdivisões dos povos germânicos. Em 1933 fez uma proposta oficial à Inglaterra, que contrapropôs 10 anos de prazo antes de fechar a decisão. Gandhi escrevia precisamente no meio desse período, em que a posição da Inglaterra em relação à Alemanha ainda não estava decidida, o que viria a ocorrer com a declaração de guerra em setembro de 1939]

A Alemanha está mostrando ao mundo com que eficiência a violência pode ser exercida quando não se vê embaraçada por nenhuma hipocrisia ou fraqueza disfarçada de humanitarismo. Está mostrando também o quanto é horrenda, terrível e terrificante quando vista em sua nudez.

É possível aos judeus resistir a essa perseguição organizada e desavergonhada? Haverá modo de preservar seu auto-respeito e não se sentirem impotentes, abandonados e sem esperança? Sugiro que há. Nenhuma pessoa que tem fé em um Deus vivo tem necessidade de se sentir impotente e sem esperança. O Jeová dos judeus é um Deus mais pessoal que o Deus dos cristãos, dos muçulmanos ou dos hindus, embora, na realidade, em essência Ele seja comum a todos, seja um que não tem "segundo", e esteja além da possibilidade de descrição. [NT: durante alguns séculos os não-judeus acreditaram que essa fosse a pronúncia do principal nome divino hebraico, que em sua própria tradição sequer deve ser pronunciado. Gandhi escreve 'Jehovah' apontando para algo que na verdade não se chama assim, mas é suficientemente claro a que quer se referir. Ou seja: a mera inexatidão desse nome não seria um contra-argumento honesto.] Mas como os judeus atribuem personalidade a Deus e acreditam que ele rege cada uma das ações deles, eles não deveriam se sentir impotentes. Se eu fosse um judeu e tivesse nascido na Alemanha e ganhado minha vida lá, eu reclamaria a Alemanha como meu lar tanto quanto o gentios de maior estatura pode reclamar, e o desafiaria a atirar em mim ou a me lançar na masmorra; eu me recusaria a ser expulso ou a me submeter a tratamento discriminatório. E para fazê-lo eu não ficaria à espera de que os companheiros judeus se juntassem a mim em resistência civil mas teria confiança de que os demais terminariam inevitavelmente seguindo o meu exemplo. Se um judeu ou todos aceitassem a prescrição que eu ofereço aqui, ele ou eles não teriam como ficar pior do que estão agora. E o sofrimento voluntário por que viessem a passar lhes traria uma força interior e uma satisfação que não pode ser trazida por nenhuma quantidade de moções de solidariedade aprovadas no mundo fora da Alemanha. Em realidade, mesmo se a Grã-Bretanha, a França e a América declararem guerra à Alemanha, isso não poderá trazer nenhuma satisfação e nenhuma força interior. A violência calculada de Hitler pode até mesmo resultar em um massacre geral dos judeus como primeira resposta à uma tal declaração de hostilidades. Mas se a mente judaica pudesse se preparar para sofrer voluntariamente, até mesmo o massacre que eu imaginei poderia ser transformado em um dia de ação de graças e alegria porque Jeová operou o livramento da raça mesmo nas mãos do tirano. Para o temente a Deus não há terror na morte. É um sono alegre a que deve se seguir um despertar tão mais revigorante quanto tiver sido longo o sono.

Nem me deveria ser necessário apontar que para os judeus está mais fácil seguir minha prescrição do que está para os tchecos. E eles têm um paralelo exato na satyagraha dos indianos na África do Sul [NT: satyagraha, "força da verdade", era a palavra usada por Gandhi para os atos e campanhas de resistência não-violenta que liderava e cujas estratégias desenvolveu]. Lá os indianos ocupavam precisamente o mesmo lugar que os judeus ocupam na Alemanha. O presidente Kruger costumava dizer que os cristãos brancos eram os escolhidos de Deus e que os indianos eram seres inferiores criados para servir aos brancos. Uma cláusula fundamental da Constituição do Transvaal era a de que não devia haver igualdade entre os brancos e as raças de cor, incluindo os asiáticos. Também lá havia guetos descritos como alojamentos nos quais os indianos eram confinados. As outras limitações eram quase do mesmo tipo que as dos judeus na Alemanha. Os indianos, não mais que um punhado, recorreram à satyagraha sem nenhum suporte do mundo exterior nem do governo da Índia. Na verdade os funcionários britânicos tentaram dissuadir os satyagrahis do passo que tinham em vista. A opinião mundial e o governo da Índia vieram em seu auxílio depois de oito anos de luta. E também isso se deu por meio de pressão diplomática e não por ameaça de guerra.

Mas os judeus da Alemanha podem oferecer uma satyagraha [resistência não-violenta] com auspícios infinitamente melhores que os indianos da África do Sul. Os judeus na Alemanha são uma comunidade compacta, homogênea. Estão de longe melhor dotados que os indianos da África do Sul. E tem uma opinião mundial organizada por trás de si. Estou convencido de que se alguém com coragem e visão puder se levantar dentre eles para liderá-los em ação não-violenta, em um piscar de olhos o inverno do seu desespero poderá ser transformado no verão da esperança. E aquilo que hoje se tornou uma caçada humana degradante pode se tornar numa resistência serena e determinada oferecida por homens e mulheres desarmados possuidores da força do sofrimento, concedida a eles por Jeová. Será então uma resistência verdadeiramente religiosa oferecida contra a fúria desdivinizada de homens desumanizados. Os judeus alemães terão marcado uma vitória perene sobre os gentios alemães no sentido de que terão convertido estes últimos a uma valorização da dignidade humana. Terão prestado um serviço aos seus camaradas alemães e provado seu direito de serem os verdadeiros alemães, em contraste com aqueles que hoje, mesmo sem entender, estão arrastando o nome "alemão" para o lodaçal.

E agora uma palavra sobre os judeus na Palestina. Eu não tenho nenhuma dúvida de que eles estão lidando com a questão de maneira errada. A Palestina em sua concepção bíblica não é uma área geográfica: está nos seus corações. Mas se eles precisam buscar a Palestina da geografia como seu lar nacional, está errado entrar nela sob a sombra do fuzil britânico. Um ato religioso não pode ser realizado com ajuda de baioneta ou de bomba. O único modo pelo qual eles podem se estabelecer na Palestina é pela boa-vontade dos árabes. Eles deveriam buscar converter o coração árabe. O Deus que rege o coração árabe é o mesmo que rege o coração judeu. Eles podem apresentar satyagraha diante dos árabes oferecendo-se a serem alvejados ou lançados no Mar Morto sem levantar um único dedo contra eles. Eles encontrarão a opinião mundial a favor de sua aspiração religiosa. Há centenas de modos de dialogar com os árabes, se eles apenas descartarem a ajuda da baioneta britânica. Do modo como está acontecendo, os judeus são co-autores, com os britânicos, na espoliação de um povo que não fez nada de errado contra eles.

Não estou defendendo os excessos dos árabes. Eu gostaria que eles tivessem escolhido o caminho da não-violência para resistir ao que consideraram corretamente uma intrusão indefensável na sua terra. Mas de acordo com os padrões aceitos de certo e errado, nada pode ser dito contra a resistência oferecida pelos árabes em face de uma desvantagem esmagadora.

Que os judeus que alegam ser a raça escolhida provem essa sua qualidade escolhendo o caminho da não-violência para defender a sua posição na Terra. Todo e qualquer país é seu lar, inclusive a Palestina, mas não mediante agressão e sim mediante a prestação de serviço com amor. Um amigo judeu me mandou um livro chamado 'A Contribuição Judaica à Civilização', de Cecil Roth. Ele oferece um registro do que judeus fizeram para enriquecer o mundo nos campos da literatura, arte, música, teatro, ciência, medicina, agricultura etc. Havendo determinação de vontade, o judeu pode se recusar a ser tratado como o pária do Ocidente, ser desprezado ou tratado como inferior. Pode conquistar a atenção e respeito do mundo sendo "homem, criatura escolhida de Deus" em lugar de ser "homem que afunda rapidamente para o nível do animalesco e rejeitado por Deus". Às suas muitas contribuições, eles podem ajuntar a que vai além de todas, a da ação não-violenta.

Segaon, 20 de novembro de 1938.

....................................................................................................

Resposta de Gandhi a uma pergunta da United Press of America sobre a questão Palestina, no jornal The Bombay Chronicle, June 2, 1947


Texto original em fonte gandhiana oficial: http://bit.ly/b1scZa    (ORIGINAL TEXT IN ENGLISH)

Tradução de Ralf Rickli - 31.05.2010


Qual o senhor acha que é a solução mais aceitável para a problemática da Palestina?


- O abandono, inteiramente por parte dos judeus, do terrorismo e outras formas de violência.


Observação final do tradutor:

 Esta resposta é o último dos seis pronunciamentos feitos por Gandhi sobre a questão judaica após a II Grande Guerra, listados e reproduzidos em site oficial. Cinco meses depois (29.11.1947) a ONU aprovava a divisão da Palestina em um estado judeu e outro árabe, o que não foi aceito pelos árabes e deu início imediato a 15 meses de guerra. Israel proclamou sua existência como Estado em 14.05.1948, em meio a essa guerra. Gandhi havia sido assassinado em 30 de janeiro do mesmo ano - ao que consta por razões não relacionadas a estas.

Tem-se usado a expressão "o total abandono" na tradução dessa resposta, mas a formução em inglês é: "The abandonment wholly by the Jews of terrorism and other forms of violence". A posição e a forma adverbial, não adjetiva, de 'wholly' apontam inequivocamente para um sentido muito mais radical: "a responsabilidade pela solução está inteiramente na mão dos judeus; se eles tomarem a iniciativa de abandonar integralmente o terrorismo e outras formas de violência [e, conhecendo-se Gandhi, isso significa: sem imporem condições ou exigirem garantias prévias para isso], a situação se encaminhará para uma solução".

Fonte: http://pluralf.blogspot.com.br/2010/06/palavras-de-gandhi-sobre-os-judeus-na_05.html


quinta-feira, 15 de março de 2012

ISRAEL E SEUS CRIMES: LISTA DAS CRIANÇAS E ADULTOS ASSASSINADOS EM 2011 E 2012



Criança palestina: parem de nos matar


This page is a tribute and memorial for the Palestinian Shuhada (Martyrs) of  Occupation

Essa página é um tributo e memorial  aos Shuhada Palestina (Mártires) da Ocupação

انّا للہ و انّا الیه راجعون

‘Inna Lillahi wa ‘Inna ‘Ilayhi Raji’un -  Allahu Akbar

May Allah Subhana wa Ta’ ala grant the Shuhada Jannatul Firdaus, and ease it for their families, loved ones and anyone around them. Allahumma Ameen ya Rabbil ‘Alameen.


CHILDREN/ CRIANÇA    ADULTS/ADULTO

   Click on the names to view related news / Clique nos nomes para ver notícias relacionadas
2012

52 Shaheed Bassam el Ejla | 24 years old | Assassinated by zionist forces | March 12, 2012
51 Shaheed Mohammed Dhaher | Assassinated by zionist forces | March 12, 2012
50 Shaheed Mohammed Al Hasoumi | 65 years old | Assassinated by zionist forces | March 12, 2012
49 Shaheeda Fayza Al Hasoumi | 30 years old, Daughter of  Mohammed | Assassinated by zionist forces | March 12, 2012
48 Shaheed Nayif Shaaban Qarmout | 17 years old | Assassinated by zionist forces | March 12, 2012
47 Shaheed Raafat Jawad Abu Eid | 24 years old | Assassinated by zionist forces | March 12, 2012
46 Shaheed Hamadeh Salman Abu Mutlaq | 24 years old | Assassinated by zionist forces | March 12, 2012
45 Shaheed Adel Al Issi |  52 years old | Assassinated by zionist forces | March 11, 2012
44 Shaheed Ayoub Useila | 12 years old | Assassinated by zionist forces | March 11, 2012
43 Shaheed Ahmed Deeb Salem | 23 years old | Assassinated by zionist forces | March 11, 2012
42 Shaheed Mahdi Abu Shahweesh | 24 years old | Assassinated by zionist forces | March 10, 2012
41 Shaheed Mansour Abu Nusaira | 21 years old | Assassinated by zionist forces | March 10, 2012
40 Shaheed Hussein Breik   | 51 years old | Assassinated by zionist forces | March 10, 2012
39 Shaheed Yahya Dahshan | 27 years old | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
38 Shaheed Muhammad al-Ghamry | 26 years old | Assassinated by zionist forces | Died of wounds on March 10, 2012
37 Shaheed Ahmad Hajjaj | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
36 Shaheed Mohammed Al-Moghary | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
35 Shaheed Mahmoud Nejem | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
34 Shaheed Moatasem Hajjaj | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
33 Shaheed Fayeq Saad | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
32 Shaheed Shadi Al Ziqali | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
31 Shaheed Hazem Qraqe | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
30 Shaheed Muhammad Harara | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
29 Shaheed Obeid al-Ghirbali | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
28 Shaheed Mahmoud Ahmed Huneini | Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
27 Shaheed Zuhair Qaisi |PRC secretary-general. Assassinated by zionist forces | March 9, 2012
26 Shaheed 18 months old toddler | Excess death | Died March 9, 2012
25 Shaheed Zakariay Abu Iram| 15 years old | Assassinated by zionist forces | March 8, 2012
24 Shaheed Ziyad Jaradat | 12 years old | Died due to explosion of by zionist left behind ordnance | March 6, 2012
23 Shaheed Hamza Jaradat | 13 years old | Died due to explosion of by zionist left behind ordnance | March 6, 2012
22 Shaheed Khalid Ibrahim Radi | 45 years old. | Excess death  | March 3, 2012
21 Shaheed Thaer Madhi | Died due to accident in tunnel | Excess death | March 3, 2012
20 Shaheed Sheikh Fahmi Asaad Jaradat | 55 Years old Chief if Justice | Died on Feb 28, 2012
19 Shaheed Talat Ramia | 23 Years old. Killed by zionist forces Febr 24, 2012
18 Shaheed Omar Jebreen | Killed by Israel by deliberate deprivation of medical care and neglect | Feb 22, 2012
17 Shaheed Hamad Abu Shallouf | 25 Year old Mujaheed. Died during duty near Rafah – Gaza | Febr 14, 2012
16 Shaheed Ali Abu Aathra | 20 Year old Mujaheed. Died during duty in Rafah – Gaza | Febr 12, 2012
15 Shaheed Abd Al Kareem Al Zaitouna | 71 years old. Assassinated in a zionist attack on Gaza | Febr 11, 2012
14 Shaheed  Ezzedeen Salah Safi | 22 years old. Mujaheed of Al Qassam | Died Febr 5, 2012
13 Shaheed Sameer Abdulrahman Al Ejlah | 28 year old. Mujaheed of Al Qassam | Died Febr 5, 2012
12 Shaheed Faraj Abu Mustapha | 28 years old. Died on Jan 25, 2012
11 Shaheed Hamid Ahmad Abu Sahloul | 42 years old. Died of wounds sustained in an earlier attack | Jan 24, 2012
10 Shaheeda Haneen Abu Kamal Jalala  | 17 years old. Died due to wounds sustained in Cast Lead War | Jan 22, 2012
9 Shaheed Muhammad al-Haddad | Died due to Israeli infringement of basic needs |  Excess Death | Jan 19, 2012
8 Shaheeda Tahrir | Wife of Muhammad al-Haddad Died due to infringement of basic needs | Excess Death | Jan 19, 2012
7 Shaheed Ahmad Al-Zaaneen | 17 years old. Killed in zionist attack on Gaza | Jan 18, 2012
6 Shaheed Mohammad Abu Odeh | 20 years old. Killed in zionist attack on Gaza | Jan 18, 2012
5 Shaheed Khalid al-Qaisi | 38 years old Mujaheed of PCR killed while on duty. Southern Gaza | Jan 14, 2012
4 Shaheed Anwar Habib | 22 years old Resistance Fighter of Islamic Jihad Resistance killed in duty. Shujaiyya, Gaza | Jan 8, 2012
3 Shaheed Gabi Kadees | Christian Orthodox leader, murdered in Jaffa Palestine | Jan 7, 2012
2 Shaheed Bilal Shaath | 24 years old. Died in a collapse of a tunnel in Gaza | Jan 5, 2012
1 Shaheed Zakariya Dawood Eisa | Died due obstruction of healthcare by the zionist entity | Excess Death | Jan 2, 2012


Parem os crimes israelenses



2011

242 Shaheed Mo’min Abu Daff | Killed in a zionist terrorattack on Gaza | Dec 30, 2011
241 Shaheed Abdullah El Talbani | Mujaheed of Al Quds Brigades. Killed in a zionist attack on Gaza | Dec 27, 2011
240 Shaheed Hesham Abu Oda | 20 years old. Killed in a zionist attack on Gaza | Dec 27, 2011
239 Shaheed Adham Baroud | 7 months old. Died due to zionist infringement of medical care in Gaza | Dec 26, 2011
238 Shaheed Nazir Bani Odeh | 30 Years old from Tamon | Died Dec 18, 2011
237 Shaheed Majed Al-Nabahin | 35 years old, killed in a zionist attack | Dec 16, 2011
236 Shaheed Ahmed Abdullah Al Mamlouk | Mujaheed of Al Qassam Resistance in Gaza, 23 Years Old | Dec 14, 2011
235 Shaheed Mustafa Tamimi | 28 Years Old from Nabi Saleh. Killed due to a zionist attack | Dec 10, 2011
234 Shaheed Ramadan Bhajat Az-Za’lan | 12 years old | Succombed to wounds obtained during attack | Dec 9, 2011
233 Shaheed Ahmed Za’alan | 6 years old | Killed during a zionist attack on Gaza | Dec 9, 2011
232 Shaheed Bahjat Az-Za’lan | 37 years old | Killed during a zionist attack on Gaza | Dec 9, 2011
231 Shaheed Subhi Alaa al-Batsh | Muajeed of the Ayman Juda Brigades | Dec 8, 2011
230 Shaheed Issam Subhi al-Batsh | Mujaheed of the Fatah’s Al-Aqsa Brigades | Dec 8, 2011
229 Shaheed Wisam Ahmed Nazmi Sahloul | 5 yr old boy, brother to Shaheeda Malak | Dec 8, 2011
228 Shaheeda Malak Ahmed Nazmi Sahloul | 3 yr old girl, sister to Shaheed Wisam | Dec 8, 2011
227 Shaheed Maher Timraz| 47 years old | Commander of Mujahideen Died of injuries sustained during Intifada | Dec 7, 2011
226 Shaheed Ismael Salama al-Aar’eer | 22 years old | Killed in a zionist attack on Gaza | Dec 7, 2011
225 Shaheeda Hiba Azzam Sahwil | 8 years old. | Dec 1, 2011 (Sister of Mohammed, died Nov 4, 2011) Died due to Israeli policies
224 Shaheed Salamah Abu Hammad | 20 years old. | Nov 18, 2011
223 Shaheed Sulaiman Abu Ryalah | 15 years old. | Nov 17, 2011
222 Shaheed Zayed Abu Ryalah 33 years old. | Nov 17, 2011
221 Shaheed Mohammad Zaher Al Keelany | Killed in a zionist attack on Gaza | Nov 14, 2011
220 Shaheed Abed Al-Muttalib Hakim | Killed in an attack by an Israeli Colonist | Nov 9, 2011
219 Shaheed Ramiz Atwa | 22 years old Died on Nov 8, 2011
218 Shaheed Abdullah Muhana | Mujaheed of Al Quds Resistance. Killed in a zionist attack on Gaza | Nov 5, 2011
217 Shaheed Mohammed Azzam Sahwil | 9 years old | Nov 4, 2011 (Brother of Hiba, died Dec 1, 2011 ) Died due to Israeli policies
216 Shaheed Nasr Alian | 23 years old. Killed in a zionist attack on Gaza, Beit Lahiya | Nov 3, 2011
215 Shaheed Mohammad Amer Abu Halima | Killed in a zionist attack on Gaza, Beit Lahiya | Nov 3, 2011
214 Shaheed Mohammad al Dhagma | 27 years old. | Nov 3, 2011
213 Shaheed Mohammad al-Ghourani | 26 years old. |  Oct 31, 2011
212 Shaheed Yousef Abu Abdo | Killed in a zionist attack on Gaza and found unarmed | Oct 31, 2011
211 Shaheed Ali Akkad | Killed in a zionist attack on Gaza and found unarmed | Oct 31, 2011
210 Shaheed Ahmed Bilal Jarghoun | Killed in Zionist attack on Gaza | Oct 30, 2011
209 Shaheed Suheil Jundieh| Body found after Israeli Attack on Gaza | Oct 29, 2011
208 Shaheed Murdi Hajjaj| Body found after Israeli Attack on Gaza | Oct 29, 2011
207 Shaheed Hamed Al Jazar | Killed in zionist attack on Gaza. Oct 29, 2011
206 Shaheed Sami Abu Sabt  | 21 years old, Killed in zionist attack on Gaza. Oct 29, 2011
205 Shaheed Ahmad al-Sheikh Khalil | Leader Al-Quds Resistance, Killed in zionist attack on Gaza. Oct 29, 2011
204 Shaheed Muhammad Ashour | Mujaheed, Killed in a zionist attack on Gaza.  Oct 29, 2011
203 Shaheed Abdul Karim Shabat | Mujaheed, Killed in a zionist attack on Gaza.  Oct 29, 2011
202 Shaheed Basem Abol Ata | Mujaheed, Killed in a zionist attack on Gaza. Oct 29, 2011
201 Shaheed Muhammad al-Khudari | Mujaheed, Killed in a zionist attack on Gaza. Oct 29, 2011
200 Shaheed Ahmed Irbai | 29 Years old | Killed on Oct 24, 2011
199 Shaheed Ahmad al-Azazmeh | Mujaheed, 22 years old | Killed By zionist attack | Oct 10, 2011
198 Shaheed Osama Adel Awad | 19 Years Old | Oct 4, 2011
197 Shaheed Bilal Islim | 25 Years old. | Oct 2, 2011
196 Shaheed Fadi Mustafa Ash-Shaer | 20 Years old. | Sept 27, 2011
195 Shaheed Firas Ahmad | 18 Years old | Sept 27, 2011
194 Shaheed Anwar Abu Aradeh | 25 Years old | Sept 27, 2011
193 Shaheed Farid Jaber | 8 year old from Al-Khalil, died of a zionist settler attack | Sept 27, 2011
192 Shaheed Bassam Abu-Ziyadah | 33 years old.| Sept 26, 2011
191 Shaheed Mohammad Abedine | 25 years old. | Sept 24, 2011
190 Shaheed Essam Odeh | 35 Years old. Killed by zionist colonists | Sept 23, 2011
189 Shaheed Haytham Abu Radwan | 17 Years old | Sept 20, 2011
188 Shaheed Ibrahim Zaza | 12 years old. Succumbed to wounds sustained due to an earlier zionist attack  | Sept 20, 2011
187 Shaheed Ashraf al-Qara | 17 years old |  Sept 19, 2011
186 Shaheed Jihad Irbati | Sept 18, 2011
185 Shaheed Khaled Suleiman Kaware’ | Mujaheed, Died Of Wounds Suffered in Jan 2009 – War Cast Lead on Gaza | Sept 16, 2011
184 Shaheed Remah Fayez Al-Husseni | Mujaheed 28 years old | Killed by Israeli Occupation | Sept 7, 2011
183 Shaheed Mahmoud Eqilan | Mujaheed 52 years old | Died on Sept 7, 2011
182 Shaheed Khaled Samhud | Mujaheed 23 years | Killed by Israeli Occupation | Sept 6, 2011
181 Shaheed Ibrahim Salman | Died aug 30, 2011
180 Shaheed Haitham Maa’rouf | 14 yrs | Died due to wounds sustained 10 days ago in an Israeli Attack | Aug 29, 2011 (English here)
179 Shaheed Mahmood Al Sabakhi | Killed by Israeli Occupation | Aug 25, 2011
178 Shaheed Khalid Tafesh | Killed by Israeli Occupation | Aug 25, 2011
177 Shaheed Salim Alarabeed | 25 yrs old | Killed by Israeli Occupation | Aug 25, 2011
176 Shaheed Alaa Hamdan | Killed by Israeli Occupation | Aug 25, 2011
175 Shaheed Ala’ Adnan Al-Jakhbir, 22 years old. Died due to sustained wounds in an earlier Israeli Attack | Aug 25, 2011
174 Shaheed Imad Gamal Abu Harb | Killed by Israeli Occupation | Aug 25, 2011
173 Shaheed Hisham Adnan Abu Harb | Killed by Israeli Occupation | Aug 25, 2011
172 Shaheed Salama Al Masry | 17 years old | Killed by Israeli Occupation | Aug 25, 2011
171 Shaheed Attiah Maqat | Killed by Israeli Occupation | Aug 24, 2011
170 Shaheed Ismail Amom | 65 Year Old. Killed by Israeli Occupation | Aug 24, 2011
169 Shaheed Mithqal Issa | Mujaheed, Died of wounds sustained by Israeli attack | Aug 24, 2011
168 Shaheed Ismail Al Asmar | Mujaheed, 34 years old. Killed by Israeli Occupation Forces | Aug 24, 2011
167 Shaheed Ahmad Jamal Misbah 22 years old. Killed by ISraeli Occupation Forces | Aug 21, 2011
166 Shaheed Maher Said Dalul, Mujaheed 31 years old | Died Aug 19 due to injuries of Zionist attacks on Gaza sustained | Aug 19, 2011
165 Shaheed Islam Qregea | Child 2 years old, Killed in drone attack by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
164 Shaheed Mo’taz Qregea | 15 years old. Killed in drone attack by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
163 Shaheed Dr. Monther Qregea | 32 Years old. Killed in drone attack by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
162 Shaheed Abu Abdeh | 21 years old. Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
161 Shaheed Samed Abed | Mujaheed, 28 years old. Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
160 Shaheed Anwar Saleem | 21 years old.  Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
159 Shaheed Samed Abdel-Muati | Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
158 Shaheed Mohammed Enaya, 22 years old.Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
157 Shaheed Ashraf Azzam | Mujaheed, 30 years old. Died of wounds sustained by attack of Israeli Occupation | Aug 19, 2011
156 Shaheed Mahmoud Abu Samra | 13 years old. Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 19, 2011
155 Shaheed AbuAwad Al-Neirab | Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza |Aug 18, 2011
154 Shaheed Imad Hamad | Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza | Aug 18, 2011
153 Shaheed Khaled Shaat | Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza |Aug 18, 2011
152 Shaheed AbuFras Al-Masry | Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza |Aug 18, 2011
151 Shaheed Gassan AbuNasr | Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza |Aug 18, 2011
150 Shaheed Malak Shaat | 2 years old child | Killed by Israeli Occupation during assault on Gaza |Aug 18, 2011
149 Shaheed Mahmoud Mohammed As-Safadi| Mujaheed, 26 years old | Aug 17, 2011
148 Shaheed Amin Talib Dabash | 38 years old. Killed by Israeli Occupation on Aug 16, 2011
147 Shaheed Sa’d al-Majdalawi | 17 years old killed by Israeli Occupation with 10 gunshots in head & upperbody | Aug 16, 2011
146 Shaheed Mousa Ishteiwi | 29years old. Killed by Israeli Occupation on Aug 16, 2011
145 Shaheed Ali Al Haj | Mujaheed, 20 years old. Died on Aug 10, 2011
144 Shaheed Ali Halifa | 22 years old. Killed on Aug 1, 2011
143 Shaheed Mutasem Adwan | 23 years old. Killed on Aug 1, 2011
142 Shaheed Nabil Frahan Az-Zaygh | Mujaheed, 41 years old. Died on July 28, 2011
141 Shaheed Mohammed Reziq Junaid | Mujaheed, 25 years old. Died on July 21, 2011
140 Shaheed Nedal Yousef Tahrawim | 26 years old. Killed due to Israeli Occupation | July 16, 2011
139 Shaheed Mohammed Ibrahim Al Baeiuk  | 21 years old. Killed by Israeli Occupation | July 14, 2011
138 Shaheed Ibrahim Sarhan | 21 years old. Killed by Israeli Occupation | July 13, 2011
137 Shaheed Abdullah Shaldan | 22 yrs old. Succumbed of wounds sustained during Cast Lead Massacre | July 8, 2011
136 Shaheed Muhammad Said Abu Jazar | Killed by IOA on July 5, 2011
135 Shaheed Kamal Abu Muammar | Killed by IOA on July 5, 2011
134 Shaheed Jallal al-Massri | 30 years old, Died of injuries sustained 3 months ago | July 1, 2011
133 Shaheed Mohammed Al Mahmoum | 20 years old, Mujaheed from Rafah Refugee Camp Gaza | June 16, 2011
132 Shaheed Mohammad Shaban Islayyim | Died of injuries sustained in the Cast Lead War in Gaza | June 13, 2011
131 Shaheed Mahmoud Awad al-Sawan | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
130 Shaheed Ahmad Mahmoud al-Said | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
129 Shaheed Majdi Zeidan | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
128 Shaheed Alaa Hussein al-Wahish | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
127 Shaheed Muhammad Deeb Issa | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
126 Shaheed Ahmad Yaser al-Rashdan | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
125 Shaheed Said Hussein Ahmad | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
124 Shaheed Ahmad Mahmoud al-Hajah | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
123 Shaheed Abdel Rahman al-Jareedeh | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
122 Shaheed Ramzi Said | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
121 Shaheed Fayez Ahmad Abbas | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
120 Shaheed Fadi Majed Nahar | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
119 Shaheed Jihad Ahmad Awad | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
118 Shaheed Thaer Adel Hussein | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
117 Shaheed Wasim Dawat | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
116 Shaheed Shadi Hussein | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
115 Shaheed Ibrahim Issa | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
114 Shaheed Izzat Muswadeh | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
113 Shaheed Mohammad al-Ashmawi | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
112 Shaheed Mahmoud al-Arja | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
111 Shaheed Ayman al-Hassan | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
110 Shaheed Samir al-Zoubi | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
109 Shaheed Ali Amshawi | Killed by IOA in the Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
108 Shaheeda Enas Shreitih | 23 years old | Killed on Naksa Day Massacre at Golan Heights | June 5, 2011
107 Shaheed Sami Al-Nadi, From Khan Younis. 22 years old. Killed June 6, 2011
106 Shaheed Mohammad Nabil Abu A’qel Died on June 4, 2011 succombed of wounds by Israeli attack in 2006
105 Shaheed Muhammad Mustafa An-Najjar, 32 years old | Died on May 23, 2011
104 Shaheed Ibrahim Farajallah, 17 years old from Nusseirat refugee camp, Gaza | Killed on May 21, 2011
103 Shaheed Mohammed Abu Shamala, 23 years old. Mujahideen from Gaza | Died on May 20, 2011

Indentity of the other estimated 16 shuhada of the Nakba Day 2011 exact names of massacred unknown
86 Shaheed Mohamad Ahmad , from Ain Al Helwa refugee camp | Lebanon. Killed on May 15, 2011
85 Shaheed Mohamad Gaber , from Ain Al Helwa refugee camp | Lebanon. Killed on May 15, 2011
84 Shaheed Mohamad Hamada , from Ain Al Helwa refugee camp | Lebanon. Killed on May 15, 2011
83 Shaheed Mohamad Subhya , from Ain Al Helwa refugee camp | Lebanon. Killed on May 15, 2011
82 Shaheed Mohamad Abu Shalha , from Gal ElBahr refugee camp | Lebanon. Killed on May 15, 2011
81 Shaheed Mohamad Abu Salim , 17 years old, from Al Bosrefugee camp | Lebanon. Killed on May 15, 2011
80 Shaheed Mohamad Samir Al Saleh ,, from Burg Al Shamaly refugee camp | Lebanon, Killed on May 15, 2011
79 Shaheed Imad Abu Shakra from Ain El Helwa Palestinians refugee camp | Lebanon, Killed on May 15, 2011
78 Shaheed Ibrahim al-Halabi, Killed on May 15, 2011
77 Shaheed Milad Ayash, 17 years old | Died on May 14, 2011
76 Shaheed Hassan Ash-Sha’er, 17 years old | Died on May 12, 2011
75 Muhammad Ramadan Sha’ban, 22 year old | Died on May 11, 2011
74 Shaheed Shadi Az-Zatmeh, 28 years old | Died of wounds on May 5, 2011 due to Israeli attack Apr 8, 2011
73 Shaheeda Abeer Skafe,10 years old | April 22, 2011
72 Shaheed Vittorio Arrigoni, 36 years old | April 14, 2011
71 Shaheed Mahdi Abu Athra, 21 years old | April 14, 2011
70 Shaheed Khader Abu Elbeh, 22 years old | April 14, 2011
69 Shaheed Ra’ed Al Bar, 30 years old. | April 9, 2011
68 Shaheed Ahmed Al Zaytoniya | April 9, 2011
67 Shaheed Shadi Al Zatma | April 8, 2011
66 Shaheed Tayser Abu Sneema | April 8, 2011
65 Shaheed Mohammad Awaja | April 8, 2011
64 Shaheed Mohammad Abu Armaneh | April 8, 2011
63 Shaheed Bilal Mohammed Al Ara’eer, 23 years old | April 8, 2011
62 Shaheed Mahmoud Wael Al Jaru, 10 years old | April 8, 2011
61 Shaheed Ahmed Ghrab | April 8, 2011
60 Shaheed Raed Shehadeh, 27 years old | April 8, 2011
59 Shaheeda Najah Qudaih, 45 years old | April 8, 2011
58 Shaheeda Nidal Qudaih, 19 years old | April 8, 2011
57 Shaheed Talal Abu Taha, 55 years old | April 8, 2011
56 Shaheed Abdullah al-Qarra | April 8, 2011
55 Shaheed Muataz Abu Jamea | April 8, 2011
54 Shaheed Saleh Tarabin, 38 years old | April 7, 2011
53 Shaheed Khaled Al Dibari, 23 years old | April 7, 2011
52 Shaheed Musab al-Sufi, 18 years old | April 7, 2011
51 Shaheed Mohamed Al Manmom, 25 years old | April 7, 2011
50 Shaheed Mahmoud Al Manasra ,50 years old. Killed by Israeli Occupation | April 7, 2011
49 Shaheed Mohammad Ziad Shalha| 21 years old. Killed by Israeli Occupation | April 5, 2011
48 Shaheed Juliano Mer-Khamis | 54 years old. Assassinated in Jenin | April 4, 2011
47 Shaheed Isma’il Labad | 31 years old. Killed by Israeli Occupation | April 2, 2011
46 Shaheed Abdullah Labad | 24 years old. Killed by Israeli Occupation | April 2, 2011
45 Shaheed Muhammad Ad-Dayah | 31 years old. Killed by Israeli Occupation | April 2, 2011
44 Shaheed Hasan Abu Jaber | 24 years old. Killed by Israeli Occupation | April 1, 2011
43 Shaheed -Identity Unknown Yet | Killed in an Extremist Settler Hit&Run Attack | March 31, 2011
42 Shaheed Mohammad Khalid Abu Moammar 24 years old, Killed by Israeli Occupation | March 30, 2011
41 Shaheed Sabri Hashim Asaliyya | Killed by Israeli Occupation | March 27, 2011
40 Shaheed Radwan Al Namrouty | 26 years old, Killed by Israeli Occupation | March 27, 2011
39 Shaheed Identity Unknown | Killed by Israeli Occupation | March 23, 2011
38 Shaheed Mahmoud Jalal al-Hilu | 10 years old, Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
37 Shaheed Mohammed Jihad al-Halw | 11 years old, Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
36 Shaheed Yasser Ahed al-Halw | 16 years old. Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
35 Shaheed Yasser Hamed al-Halw | 50 years old. Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
34 Shaheed Mohammed Saber Harara | 20 years old. Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
33 Shaheed Adham Al-Hazareen | Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
32 Shaheed Sa’dy Halas | 23 years old. Killed by Israeli Occupation on March 22, 2011
31 Shaheed Muhammad Atyeh Al-Harazeen | 27 years old. Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
30 Shaheed Muhammad Abed | 31 years old. Killed by Israeli Occupation | March 22, 2011
29 Shaheed Mustapha Ahmad Sehwel | 5 years old | Died 10 days after attack by Israeli Occupation | March 21, 2011
28 Shaheed Imad Faraj Allah, 16 years old, Killed by Israeli Occupation | March 20, 2011
27 Shaheed Qasem Abu Eteiwi | 16 years old, Killed by Israeli Occupation | March 20, 2011
26 Shaheed Ghassan Fathi Abu Omar | 25 years old. Killed by Israeli Occupation | March 16, 2011
25 Shaheed Adnan Yousef Eshtewy | 23 years old. Killed by Israeli Occupation | March 16, 2011
24 Shaheed Abdul Hamid Abu Ghali | 20 yrs old, Killed by Israeli Occupation | March 8, 2011
23 Shaheed Omar Maruf | 19 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 28, 2011
22 Shaheed Abdul Majeed Ghazi Shaheen | 21 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 27, 2011
21 Shaheeda Name unknown | 3 Month Old Baby died due to Israeli teargas in Silwan | Febr 25, 2011
20 Shaheed Wafa’ Ali Nashasy | 10 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 23, 2011
19 Shaheed Adel Jundiyya | 25 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 23, 2011
18 Shaheed Ashraf Ektifan | 29 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 16, 2011
17 Shaheed Jihad Khalaf | 21 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 16, 2011
16 Shaheed Talat al-Rawagh | 25 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 16, 2011
15 Shaheed Hussam Hussain Rwidy | 27 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Feb 11, 2011
14 Shaheed Yousef Ikhlayyil | 17 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Jan 28, 2011
13 Shaheed Basel Adwen | 13 yrs old, Killed by Israeli Occupation | Jan 27, 2011
12 Shaheed Udai Maher Qadous | Killed by Israeli Occupation | Jan 27, 2011
11 Shaheed Ahmad Na’im Abu Wadi Killed by Israeli Occupation on Jan 22, 2011
10 Shaheed Salem Mohammad Sami Samoudi | 24 years old, Killed by Israeli Occupation | Jan 20, 2011
9 Shaheed Amjad al-Za’ anin | Killed by Israeli Occupation | Jan 18, 2011
8 Shaheed Zaher Ahmad Jarghun | Killed by Israeli Occupation | Jan 18, 2011
7 Shaheed Jamil Al-Najjar | Killed by Israeli Occupation | Jan 11, 2011
6 Shaheed Shab’an Al-Qarmout | Killed by Israeli Occupation | Jan 10, 2011
5 Shaheed Khaldoun Majoub Majeb Samoudi | Killed by Israeli Occupation | Jan 8, 2011
4 Shaheed Omar Salim Qawasmi | Killed by Israeli Occupation | Jan 7, 2011
3 Shuhada Identities unknown| Killed by Israeli Occupation | Jan 6, 2011
2 Shaheed Mahmoud Muhammed Dharagma | Killed by Israeli Occupation | Jan 2, 2011
1 Shaheeda Jawaher Abu Rahma | Killed By Israeli Occupation on Jan 1, 2011

The list does not display, the numerous victims of the zionist occupation which are undocumented by media. Nor it displays the victims of the “silent onslaught” due to restrictions of movement, ability to go to hospitals for treatment or life saving surgery, due to lack of medication because of the blockades and so on. For example: The Slow Motion Genocide by the Siege on Gaza only, killed 600 patients since Gaza got under Israeli Siege.

A lista não exibe as numerosas vítimas da ocupação sionista que não estão documentados pela mídia. Nem exibe as vítimas do "massacre silencioso" devido às restrições de movimento, capacidade de ir aos hospitais para tratamento ou cirurgia para salvar vidas, devido à falta de medicação por causa dos bloqueios e assim por diante. Por exemplo: O Genocídio da câmara lenta, só o cerco a Gaza, matou 600 pacientes desde Gaza ficou sob cerco israelense.




Fonte: http://occupiedpalestine.wordpress.com/irememberthevictims/