sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Parque Yasser Arafat homenageia cultura de paz e justiça em Campinas

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=2637

02/08/2010

Sérgio Oliveira




Uma grande rocha, que tem esculpido em sua parede o rosto de Yasser Arafat, é o principal marco do parque que leva o nome do líder palestino e que foi entregue oficialmente à população de Campinas neste sábado, 31 de julho, pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos. A entrada do Parque fica localizada na Avenida Professor Dr. Alexandre Chiarine, às margens do Córrego Anhumas.

Além do prefeito, estiveram presentes na cerimônia de inauguração outros integrantes da Administração Municipal, moradores da região e lideranças da comunidade árabe de Campinas, para os quais o evento esteve carregado de profundos aspectos simbólicos.

“Este é um momento histórico para Campinas, uma cidade-irmã de Jericó, que organiza anualmente uma Semana de Cultura Árabe e conta com um núcleo universitário de estudos árabes”, afirmou Ali El Katib, do Instituto Jerusalém e representante da comunidade árabe no evento, ressaltando os vínculos do município com o povo palestino.

Para El Katib, a homenagem a Yasser Arafat, o “pai da liberdade”, em suas palavras, reforça a imagem de Campinas como uma cidade solidária e fortalece sua presença no cenário internacional. “Esta é uma inauguração calorosa, autêntica e cheia de amor, expressando o carinho e a dedicação de todos que contribuíram para que o parque se tornasse realidade”, disse.

Cultura de Paz

Em sua fala, Dr. Hélio lembrou que, há pouco tempo, aquela área estava degradada, com animais de grande porte soltos, oferecendo risco ao trânsito da região, com a vegetação deteriorada e pontos de comércio clandestino. Ele agradeceu o empenho de toda a equipe, para que, em um prazo de seis meses, o Parque estivesse pronto, dedicando especial atenção aos reeducandos que contribuíram em diversas etapas da obra.

“Este parque é o reconhecimento público e uma justa homenagem a pessoas que, utilizando o debate diplomático, lutaram pela paz, e que, em 1994, compartilharam o Prêmio Nobel da Paz”, afirmou o prefeito, referindo-se ao próprio Arafat, a Shimon Peres e Yitzhak Rabin (Este último, inclusive, nomeia uma praça que fica em frente ao parque recém-inaugurado). “Havia uma homenagem solitária, agora estabelecemos um equilíbrio simbólico à cultura da paz, da solidariedade e da justiça”, complementou.

O Parque

O Parque Yasser Arafat está localizado em uma região que está recebendo diversas obras da Prefeitura de Campinas. Elas fazem parte do Vila Parque Anhumas, que deve ser entregue até o final do ano e contará com ginásio poli-esportivo, piscina, para uso da população, ciclovias, espaços com cursos profissionalizantes, além das novas moradias que estão sendo ocupadas por pessoas que antes viviam em áreas de risco, à beira do Anhumas. Estas obras foram orçadas em R$ 40 milhões e estão sendo construídas com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Outra obra, que terá início ainda no mês de agosto e deve trazer impactos positivos para a região, é a extensão dos trilhos da Maria Fumaça, ligando Jaguariúna à Praça Arautos da Paz. Parte do percurso, inclusive, passa pelo Parque Yasser Arafat.

Para Renata Erbolato Gomes, que mora na região há 32 anos, a sensação é de alívio. “Gostei muito do que estou vendo. Nós convivemos durante tanto tempo com esta área degrada que foi uma emoção muito grande para mim e meus vizinhos quando vimos, ontem (noite de sexta -feira), a iluminação pública que foi instalada na entrada da praça se acender”, comemorou.

Yasser Arafat

Yasser Arafat foi o líder da Autoridade Palestiniana e, desde 1969, presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Em 1994, foi co-detentor do Nobel da Paz por sua relevante contribuição para o estabelecimento do Acordo de Oslo (1993), que estipulava a implementação da auto-administração Palestiniana na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Ele faleceu em 11 de novembro de 2004, na França.

No Parque Yasser Arafat, abaixo do seu rosto esculpido em rocha, está registrada uma de suas frases: “A justiça da causa determina o direito da luta; sou rebelde e minha causa é a liberdade”.

Ali El-Khatib e a Arquiteta Maria Rita (autora do projeto) entregam ao Prefeito Dr. Helio 
o molde de gesso que serviu para o artista esculpir na rocha o rosto de Yasser Arafat.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: