quarta-feira, 10 de abril de 2013

PALESTINA VIVE - l CICLO DE DEBATES E MOSTRA DE FILMES SOBRE A PALESTINA


O Projeto PALESTINA VIVE “l CICLO DE DEBATES E MOSTRA DE FILMES SOBRE A PALESTINA” é uma apresentação de obras cinematográfica cujo tema é o “Estado Palestino”, seu povo e sua cultura. 

A escolha de abril para sua realização justifica-se pelo fato de que, no dia 24 desse mês, Foz do Iguaçu foi declarada irmã da bíblica Jericó (أريحا), a cidade mais antiga de que se tem conhecimento, hoje com dez mil anos. O propósito deste evento é o debate amplo sobre quaisquer temas de interesse da comunidade palestina, representada por cerca de duzentas pessoas vivendo na tríplice fronteira. Com isso busca-se, também, a integração cultural dos povos. Nesta primeira edição tema é a questão palestina e seus trágicos desdobramentos. 

Desde a instituição do estado de Israel em 1948, estabeleceu-se um processo de sujeição aos palestinos, que a cada dia são mais humilhados e expulsos de seu território, legalmente definido em foros internacionais. Colocados à margem dos processos sociais que caracteriam o homem livre e autônomo, estão revelados nos filmes apresentados, com sua carga de humanidade, coragem e esperança.

As obras selecionadas foram dirigidas por palestinos e estrangeiros, tocados pela urgência na solução diplomática da questão e, com suas realizações demonstram a contribuição do cinema na defesa da autodeterminação dos povos.

Prof. Dr. Jorge Anthonio e Silva*



ciclo de debates e mostra de filmes sobre a palestina

PROGRAMAÇÃO


Terça, dia 16/04


19h00 - Abertura 

19h30 - OCCUPATION 101 (2006)

Premiado documentário dirigido por Abdallah Omeish e Sufyan Omeish. Baseado em extensa pesquisa histórica revela, as raízes do conflito em compreensível análise. Com a frieza da verdade jornalística é razoável considerar essa obra uma aterradora aula, nem sempre clara nas mídias. Uma possibilidade para o conhecimento da realidade histórica recente do povo palestino. 

Debatedor: Ualid Rabah - Diretor da FEPAL- Federação Árabe Palestina do Brasil

Mediador: Prof. Dr. Jorge Anthonio e Silva*

Quarta, dia 17/04


19h30 – 5 CÂMERAS QUEBRADAS (2011)

Cinco amargos anos foram necessários para a realização desta obra produzida com recursos mínimos e equipamento amador. Dirigido por Emad Burnat, mostra o que é a ocupação e como o cinema pode ser, mais que instrumental de registro, uma elegia consagrada à amorosidade e ao entendimento para a construção da paz.

Debatedor: Fabio Bacila - Professor de História e docente no Colégio Medianeira

Mediador: Prof. Dr. Jorge Anthonio e Silva*

Quinta, dia 18/04


19h30 – CHECK POINT (2003)

O título significa o lugar fronteiriço entre dois estados em que os passantes e/ou mercadorias são inspecionados. Para os palestinos em necessário trânsito cotidiano, tornou-se uma barreira onde lhes é imposta a submissão como demonstração de poder.

Debatedor: UALID RABAH – Diretor da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil

Mediador: Prof. Ma. Francieli Rebelatto*

Sexta, dia 19/04


19h30 – BUDRUS (2009)

Um pacifista palestino desarmado luta, paciente e incansavelmente, para impedir a construção de mais um muro separatista, por Israel. Seu ato é modelar para o filho de 15 anos até que o sucesso na iniciativa do pai é alcançado. 

Debatedora: Socorro Gomes – Presidente do CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Solidariedade  aos Povos e Luta pela Paz

Mediador: Prof. Ma. Francieli Rebelatto*


LOCAL

Iguassu Boulevard - Av. das Cataratas, 1118 - Foz do Iguaçu - PR




* Prof. Dr. Jorge Anthonio e Silva é mestre e Doutor em Estética, Crítico e Curador. Professor de Arte Educação na UNISO - Universidade de Sorocaba.

* Prof. Ma. Francieli Rebelatto*- Professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: