sábado, 27 de junho de 2015

Por que Israel declarou 18 vacas leiteiras um risco de segurança nacional

PRI's The World - By Carol Hills

Tradução do Blog SANAÚD - VOLTAREMOS


As 18 vacas leitieras declaras risco de segurança para Israel
A produção The Wanted 18 usa de técnicas de animação, juntamente com desenhos, pessoas reais, atores e imagens de arquivo. Aqui, um palestino fazendeiro olha para as vacas com a bandeira palestina.  Em 1987, ativistas na cidade Cisjordânia de Beit Sahour compraram as vacas de um pacifista israelense para tentar criar sua própria fonte de leite em vez de depender  de uma  leiteria israelense.       Crédito:  Courtesy of Intuitive Pictures

As vacas são muitas coisas, mas raramente elas têm sido considerados uma ameaça à segurança nacional. Isso é exatamente o que aconteceu com um grupo de 18 vacas em uma cidade da Cisjordânia em 1987.

Foi durante a primeira Intifada, quando os moradores de Beit Sahour, perto de Belém, queriam boicotar produtos israelenses. Eles compraram 18 vacas de um pacifista israelense para criar sua própria fonte de leite. Era tanto um ato de desobediência civil e um pequeno passo em direção à independência. "Eles sentiram que eles não podem decidir o seu futuro, a menos que eles possam controlar a sua economia e os alimentos básicos", diz Amer Shomali, um artista palestino e co-diretor de "As 18 procuradas", um título que se refere às vacas. A família de Shomali é de Beit Sahour e ele aprendeu sobre as vacas em uma história em quadrinhos que circulavam em seu campo de refugiados na Síria no início de 1990.

Amer Shomali diz que começar um laticínio foi um passo ousado para os palestinos. "As vacas não fazem parte da nossa cultura. Somos agricultores, talvez ovelhas e cabras, mas as vacas eram algo mais complicado para nós." E agricultura em geral não era o que os adultos em Beit Sahour tinham conhecimento prático. "O engraçado é que nenhum deles tinha visto uma vaca antes. Todos eles eram intelectuais, médicos, farmacêuticos. Eles nunca viram uma vaca antes."

Uma foto de 1987, protestos em Beit Sahaur. A cidade foi um centro de resistência não-violenta à ocupação israelense, no início da primeira Intifada. Crédito: Cortesia de Intuitive Pictures

Dentro de seis meses, a cidade inteira aderiu ao laticínio local para beber do seu leite, apelidado de "Leite Intifada."  Os leiteiros entregavam o produto a noite para que os soldados israelenses não pudessem vê-los. Um dia, um soldado israelense veio à fazenda, tirou fotos das vacas. Disse aos palestinos que eles não foram autorizados a ter as vacas e deu-lhes 24 horas para encerrar as atividades. Ele disse que as vacas eram uma ameaça à segurança nacional de Israel. Amer Shomali acha que sabe o motivo.

"Para os palestinos, isso significava um passo mais perto de ser livre, de poder decidir o seu futuro, a ser independente. Basicamente era isso que era a ameaça de segurança para Israel Não é a própria vaca, é o que a vaca representa: um passo em direção à independência. "

Os ativistas de Beit Sahour começaram a mover as vacas de um lugar para outro. Amer Shomali diz que não foi fácil. "É muito difícil esconder uma vaca." Todo o subterfúgio teve seus efeitos sobre as vacas. "Vacas, honestamente, não são animais feitos para estar na linha de frente, as vacas começaram a ficar cansados e a produção de leite começou a diminuir.”

"As 18 procuradas" é um documentário multi-mídia. Ele usa imagens de arquivo, stills, atores, recriações, cabeças de fala, desenhos e claymation para contar a história das vacas e outros atos de desobediência civil em Beit Sahour no final de 1980. Shomali diz, logo no início, a idéia era fazer com que as vacas fossem os personagens principais no filme. "Quisemos contar a história através dos olhos das vacas. Basicamente, qualquer audiência em todo o mundo pode se relacionar com a vaca. Elas são bonitas. Ells têm os olhos bonitos. Eu sempre digo, é mais fácil para o público ocidental  simpatizar com a vaca ao invés de um palestino. "

Shomali quis falar diretamente com as vacas, mas não deu muito certo. "Basicamente, eu tentei convencer essas vacas para fazer isso. Elas se recusaram. Elas não paravam de dizer 'moo'. Por isso, tentamos vacas em representação animada."

As vacas representam personagens no filme. Rivka é um pacifista. Ruth, o líder do rebanho, não gosta do palestinos. A piada típica: "Eles não querem trabalhar. Palestinos preferem motim do que trabalho." Lola é a sexy e uma grande fã de Madonna. Goldie é jovem e ingênua. "Mesmo metaforicamente, se você se lembrar de George Orwell   'Fazenda de animais'  é uma forma interessante de contar esse tipo de história complicada, o conflito palestino-israelense, através de animais. Acho que as pessoas se cansaram depois de 60 anos com todos os filmes e relatórios sobre Palestina. Agora é hora de encontrar uma nova maneira de abordá-los. "

Shomalis diz que há um lado político em se usar multimídia para fazer o filme: a falta de imagens de arquivo. "A maior parte das filmagens da época vieram de agências de notícias e eles filmavam os palestinos como vítimas ou como terroristas."  Shomali diz que nenhuma das câmeras de televisão naquela época estavam filmando digamos, um palestino ensinando seus filhos em casa porque as escolas foram fechadas, ou um palestino ordenhar sua vaca ou um palestino plantando no seu quintal.

"Queríamos retratar os palestinos fazendo essas atividades não-violentas, que não estavam no material de arquivo. Então, basicamente, nós levamos a animação como uma ferramenta para recriar um arquivo de imagens alternativas como se tivéssemos a chance de nos representar na época."

Amer Shomali, co-diretor e artista visual do "The Wanted 18"
Crédito: Cortesia de Intuitive Pictures


Shomali diz que ele foi atraído para a história de Beit Sahour e as vacas porque mostra um ato importante de resistência, bem como o custo econômico para os palestinos que vivem sob a ocupação de Israel


"Hoje em dia somos surpreendidos em uma matriz em que não podemos decidir nada. Nós não estão autorizados a cavar água sob cidades palestinas. Nós temos que comprá-lo de uma empresa israelense. É bastante estranho, a maneira que nós estamos vivendo. Nós não controlamos as fronteiras, nós não controlamos a água, nós não controlamos a eletricidade, não podemos importar coisas. Nós não podemos exportar material. É como uma grande prisão. " Shomali diz que não podem mesmo ter o serviço de celular 3G, porque Israel não concede permissão para a Autoridade Palestina

"As 18 procuradas" estreou em Nova York em 13 de junho, mas Shomali não foi capaz de ir. Solicitou um visto americano no dia 4 de Junho, em Jerusalém. "É apenas a 25 minutos de distância da minha casa, mas você precisa de uma autorização israelense para atravessar o posto de controle.”  Ele se candidatou para a visto, mas os israelenses rejeitaram por motivos de segurança." É muito engraçado. Depois de 30 anos, estamos mostrando  um filme sobre vacas sendo uma ameaça à segurança. Agora, o cineasta é uma ameaça a segurança. "




Saiba mais sobre o filme: Just Vision 



Matérias relacionadas:







...............................................................................................................................................


Para conhecer todas as publicações do Blog, acesse o Arquivo na barra lateral


Leia as últimas publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos:


Junho 2015






Maio 2015











Abril  2015








                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: