segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cebrapaz homenageia crianças da Palestina


O Cebrapaz lançou o ciclo Ocupação e Resistência naPalestina – Um ano da ofensiva israelense em 22 de julho, com debates que abordaram o aniversário das operações militares de Israel contra a Palestina. Em seu encerramento, um ato de homenagem inaugurará o plantio de um bosque com 551 árvores, na Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo.

  
Plantio de 551 árvores em homenagem às crianças palestinas

As crianças foram aproximadamente um quarto das vítimas fatais palestinas da terceira grande ofensiva israelense em cinco anos contra a Faixa de Gaza, entre 8 de julho e 26 de agosto de 2014. Foram 551 crianças mortas durante 51 dias de bombardeios que mataram, no total, 2.251 pessoas, majoritariamente civis, de acordo com o relatório do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, divulgado em 23 de junho de 2015.

Como homenagem às crianças palestinas, que não são apenas estatísticas e representam o futuro do povo palestino, o encerramento do ciclo será um ato para o plantio das 551 mudas de árvores e o lançamento da campanha contra a impunidade israelense, que permite a repetição frequente do massacre e a perpetuidade da ocupação da Palestina. Um marco a ser instalado na entrada informará o nome “Bosque Crianças da Palestina”, com um contexto e os nomes das crianças.

O plantio de 50 mudas será realizado no dia 25 de agosto às 16h00, no Parque Vila do Rodeio, como ato simbólico inaugural, por alunos da EMEF Senador Luís Carlos Prestes, pelo Embaixador da Palestina Ibrahim Alzeben, pelo subprefeito de Cidade Tiradentes Miguel Reis, pelo secretário municipal de Igualdade Racial Maurício Pestana, pela presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes e por outros representantes de movimentos sociais presentes.

Plantio de 551 árvores em homenagem às crianças palestinas



Logo depois, na Biblioteca Temática de Direitos Humanos da Cidade Tiradentes, os representantes serão convidados para, ao lado do Embaixador Alzeben, de Socorro Gomes e do diretor do Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes Guilherme de Cerqueira César, abordar a impunidade e a ocupação israelenses, assim como a luta pela paz na Palestina e a solidariedade dos brasileiros.

A Cidade Tiradentes não foi escolhida ao acaso: é um dos bairros com maiores índices de mortalidade violenta entre os jovens e fica em uma das áreas menos arborizadas do município de São Paulo. A proposta do evento é expressar a solidariedade ao povo palestino ao mesmo tempo em que reivindicamos, nas grandes cidades, segurança e cultura para as crianças e os jovens brasileiros. Por isso, a parceria da Biblioteca Temática de Direitos Humanos é de fundamental importância.

Leia aqui sobre a última mesa do ciclo do Cebrapaz, realizada em 11 de agosto.


SERVIÇO:

Data: 25 de agosto de 2015 (terça-feira)

Local: Parque do Rodeio (Rua Igarapé da Bela Aurora, 342, Portaria 3 - próximo ao campo) e Biblioteca de Direitos Humanos e Teatro do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Av. Inácio Monteiro, 6900) – Cidade Tiradentes.

Horário do plantio das mudas: 16h00 (Parque Vila do Rodeio) - Veja o mapa aqui.

Horário do ato – com falas: 16h40 (Biblioteca de Direitos Humanos)


Observação: Desde o centro de São Paulo, de transporte público, são quase duas horas até o Parque Vila do Rodeio. Já de carro, o trajeto dura cerca de uma hora. Por isso, é preciso sair com antecedência.  

Crianças palestinas recebem homenagem com plantio de árvores


..........................................................................................................................................................................


Para conhecer todas as publicações do Blog acesse o Arquivo na barra lateral.


Leia as últimas publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos:


Agosto 2015





Julho 2015






Junho 2015










Maio 2015









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: