sábado, 9 de agosto de 2014

Empresa denunciada por cartel no Metrô/SP financia Israel

Maren Mantovani faz denúncia contra Alstom
Diante dos bombardeios incessantes de Israel sobre a Faixa de Gaza, expulsando o povo palestino de forma brutal, atingindo principalmente os civis, a Federação Nacional dos Metroviários - FENAMETRO resgatou a entrevista realizada entre os dias 02 e 03 de novembro de 2013, durante a reunião dos diretores da federação com a diretora de Relações Internacionais da Campanha Palestina contra o Muro do Apartheid, Maren Mantovani.

Maren falou das ofensivas da multinacional francesa Alstom contra os metroviários e a população palestina. Em sua apresentação Maren destacou o papel exercido pela Alstom como cúmplice no processo de colonização, ocupação e apartheide israelense contra o povo palestino através de seus contratos ilegais na construção e exploração de uma linha de metrô em Jerusalém.

“A Alstom lucra com a privatização dos transportes públicos, a corrupção e a exploração de trabalhadores em todo o mundo”, denunciou Maren. “O povo palestino, a classe trabalhadora e os povos oprimidos têm uma causa comum contra o interesse social, o colonialismo e o imperialismo” observou a dirigente.

Segundo dados apresentados por Maren as francesas Alstom e Veolia são os maiores investidores internacionais no consórcio Citypass, que ganhou em 2002 o direito concedido pelas autoridades ocupantes israelenses à viabilização e construção de uma linha de transporte metroviário em Jerusalém, no valor de cerca de 500 milhões de euros.

O projeto, uma parceria público-privada (PPP) entre o governo de ocupação israelense e o consórcio, depende da vontade das multinacionais para fornecer uma enorme injeção de capital ao Estado. “Por sua vez a Alstom e a Veolia colheram lucros significativos ao longo de um período de trinta anos - dinheiro manchado com o sangue e o sofrimento dos palestinos sob ocupação”, disse.

A empresa Alston cumpre um papel fundamental na tentativa de Israel de fazer a sua anexação ilegal de Jerusalém Oriental palestina de forma abusiva e massacrante. “Além do processo de privatização do transporte local, o que torna a luta comum dos trabalhadores palestinos e brasileiros contra a multinacional, que também enfrentam com precarização do sistema e as relações de trabalho”.

Por isso, a luta contra o Muro do Apartheid está intrinsecamente centrada “contra a colonização e a construção de guetos através de muros, militarização, urbanizações, estradas e infraestruturas exclusivas para judeus destinados à extinção do patrimônio e o futuro do povo e contra a limpeza étnica de Jerusalém e a atual expulsão do povo palestino de suas casas”.


Israel destrói a vida dos palestinos

Maren destacou que desde a sua criação, em 1948, Israel vem expulsando palestinos de forma contínua de suas casas e terras. A parte oriental de Jerusalém, ocupada em 1967, está hoje sob severo ataque de limpeza étnica. Casas palestinas são destruídas, os palestinos que vivem a gerações na cidade têm o seu direito de viver cerceado isso quando não são brutalmente expulsos de suas casas.

Além disso, ressaltou que o Muro do Apartheid isola completamente a cidade do resto do território palestino ocupado. “No lugar da população palestina, Israel implanta assentamentos ilegais só para os judeus e constrói a infraestrutura do apartheid - entre eles, o metrô, que será construído ilegalmente para servir a esses assentamentos”, denunciou Maren.

Como resultado da campanha global para derrotar a Alstom e a Veolia, instituições financeiras em toda a Europa já venderam suas ações nas duas empresas e as autoridades públicas no Reino Unido França, Suécia, Austrália, EUA têm excluído essas empresas de licitações em contratos públicos. Trabalhadores dos transportes na Irlanda recusaram-se treinar o pessoal para a construção do metrô de apartheid.

“É preciso unidade dos metroviários para derrotar os interesses corporativistas da Alstom”, destacou Maren Mantovani.

Alstom e o processo de corrupção no Brasil

Ao contrário do Brasil, onde o próprio presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, assume a existência de cartel (acordo ilegal, firmado entre empresas para evitar a concorrência e elevar preços de produtos e serviços) envolvendo a multinacional Alstom, nenhum contrato foi encerrado e muito menos a empresa francesa deixou de participar das licitações do governo.

Sempre é importante relembrar que em maio deste ano, a Siemens denunciou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em troca de punições menos rígidas que a empresa teria pago propinas a autoridades dos governos do PSDB de São Paulo, formando um cartel com outras empresas, como Alstom, Bombardier, CAF e Mitsui. Segundo o esquema denunciado as fraudes ocorreram no processo de licitação pública para venda e manutenção de metrôs e trens metropolitanos nos governos Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, entre os anos de 1990 e 2000.

Além disso, as multinacionais combinavam entre si quem seria os vencedores das concorrências públicas para forçar os preços e garantir o superfaturamento – o esquema foi apontado nos metrôs de São Paulo e Brasília. O processo vem sendo investigado pelo Cade, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual de São Paulo e Polícia Federal, no entanto, até agora ninguém foi punido.

Juliana Silva

Redação - Fenametro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: