FSM: Dia da Terra - Toda solidariedade ao povo palestino


A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais entidades sindicais filiadas à Federação Sindical Mundial (FSM) promoveram, nesta terça-feira (04/04/17) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma audiência pública como parte das ações do Dia de Solidariedade ao Povo Palestino.



No fim da audiência, o secretário-geral adjunto da FSM, Divanilton Pereira,  entregou ao embaixador  da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, um documento político (ver abaixo), assinado pelas entidades participantes. 

.............................................................................................................................


FEDERAÇÃO SINDICAL MUNDIAL


São Paulo, 04 de abril de 2017


Toda solidariedade ao povo palestino

Em 30 de março os palestinos celebram ou comemoram o “Dia da Terra”, criado  em homenagem à histórica Resistência verificada em 1976 na Galileia contra a invasão e ocupação das terras palestinas por Israel. A Federação Sindical Mundial (FSM) decidiu estabelecer nesta mesma data um Dia de Solidariedade ao Povo Palestino e promover manifestações em diferentes países em apoio à libertação da Palestina, através das entidades filiadas.

No momento em que a agressão israelense se intensifica, com a declaração daconstrução de 3.000 novas casas para colonos judeus em territórios palestinos e com o projeto de lei para legalizar os assentamentos já existentes, a solidariedade torna-se ainda mais necessária.

Em janeiro, 590 palestinos foram presos pelas forças de ocupação israelenses, entre eles 128 crianças e 14 mulheres. Cerca de 7.000 palestinos estão detidos em prisões israelenses. Quase todos os dias há relatos sobre trabalhadores assassinados por soldados israelenses nos mais de 500 postos de controle ou barricadas construídas por Israel.

A resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU declarou os assentamentos israelenses ilegais na Ribeira  ocidental (Cisjordânia) e em Jerusalém Oriental, mas o governo israelense não respeita as deliberações da comunidade internacional, ignorando esta e outras resoluções anteriores, como a que prevê a existência de um Estado palestino independente dentro das fronteiras de 1967 e com Jerusalém Oriental como sua capital.

A desenvoltura com que os líderes sionistas menosprezam as resoluções da ONU e atropelam o direito internacional encontra sua explicação no poderoso apoio que recebe do imperialismo. Israel serve aos objetivos estratégicos dos EUA no Oriente Médio e conta com um forte lobby em Washington.

Em nome da classe trabalhadora e do povo brasileiro, que também almejam e lutam pela soberania, contra a opressão imperialista e contra o capitalismo, manifestamos nesta data que celebra o Dia da Terra a nossa total e irrestrita solidariedade ao povo palestino e a mais enérgica condenação ao Estado assassino de Israel, que pratica seus crimes ao arrepio do direito internacional e da vontade majoritária da comunidade internacional.

Em defesa dos diretos nacionais do povo palestino à autodeterminação e retorno.

Fim da ocupação israelense e seus assentamento ilegais em territórios da Palestina.

Por um estado da Palestina Livre e independente, com Jerusalém capital.

Abaixo a opressão imperialista.

Viva a amizade entre o Brasil e a Palestina!

Assinam:

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -  (CTB | FSM)

Central da Classe Trabalhadora - INTERSINDICAL - (FSM)

União Sindical dos Trabalhadores - (UST | FSM)

Partido Comunista do Brasil -  PCdoB

Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ

Conselho Mundial da Paz - CMP

Federação de Entidades Árabes nas Américas - FEARAB América

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino CONTEE

Movimento Cultural Palestina Sanaúd-Voltaremos


Federação Nacional dos Farmacêuticos - FENAFAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: