sábado, 25 de agosto de 2012

FEDERAÇÃO PALESTINA PARTICIPA DE AÇÕES EM APOIO AOS REFUGIADOS E À REALIZAÇÃO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL PALESTINA LIVRE


Governo garante apoio à refugiados e realizará o Fórum Social Palestina Livre


Nos últimos meses, a Direção da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil, entidade que representa os palestinos e seus descendentes no Brasil, participou de ações para incrementar o apoio aos refugiados palestinos e à realização do Fórum Social Mundial Palestina Livre que acontecerá na cidade de Porto Alegre nos dias 28, 29, 30/nov e 01/dez de 2012.

No ultimo dia 16, a FEPAL esteve reunida com o Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e com o Comissário Geral de Assistência aos Refugiados Palestinos da Agência das Nações Unidas (UNRWA), Filippo Grandi. 


O Governador anunciou a formação de um Comitê de apoio aos refugiados e conforme o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, "uma série de entidades governamentais e da sociedade civil discutiu para que não tivéssemos ações esfaceladas ou desconectadas e que era muito importante que tivéssemos um comitê". Entre as entidades estão a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e a FEPAL - Federação Árabe-Palestina do Brasil.

Ainda durante a quinta-feira (16), Filippo Grandi se reuniu com o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, no final da manhã e se encontrou à tarde com líderes da Federação Árabe-Palestina do Brasil (FEPAL) e com organizadores do Fóurm Social Mundial Palestina Livre.


O Comissário-Geral também esteve em reunião na Prefeitura de Porto Alegre, com o Secretário de Governança, Cezar Busatto, e com a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), Sônia D'Ávila. Ela anunciou a criação do Núcleo de Políticas para Refugiados da prefeitura. A reunião foi pautada para tratar da situação de refugiados em Porto Alegre, com base no decreto 13.717/2002, emitido pela Prefeitura de Porto Alegre, que estabelece as regras para convênio com entidades que permitam a recepção de refugiados.

Filippo Grandi afirmou os conceitos de coragem do povo gaúcho e os valores conciliadores de Porto Alegre, além da experiência da prefeitura em resolver impasses por ter se preparado para sediar o Fórum Social Mundial. "Precisamos de apoio para sensibilizar a opinião pública brasileira com as questões da comunidade palestina", disse Filippo Grandi.

Antes da visita ao Rio Grande do Sul, Fillipo Grandi esteve com o Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota. Em entrevista aos jornalistas, Grandi afirmou: “Vim agradecer ao governo brasileiro pelas contribuições financeiras, que têm aumentado nos últimos dois anos. Discuti com o governo a possibilidade de tornar essas doações estáveis e previsíveis, para que o Brasil possa trazer seus recursos e sua voz no debate sobre os refugiados palestinos”

 “Em maio deste ano, o governo brasileiro já havia se comprometido a aumentar suas dações em 700% para o ano que vem, passando a contribuir com 7,5 milhões de dólares. A UNRWA auxilia cerca de 5 milhões de refugiados palestinos com programas de saúde, educação e assistência social. A maioria vive em assentamentos na Faixa de Gaza, na Cisjordânia, na Jordânia, na Síria e no Líbano" continuou Fellipo Grandi.

Fillipo convidou o Brasil a integrar o Conselho Consultivo da UNRWA e o Ministro Patriota demonstrou interesse. “Caso se concretize, o Brasil será o primeiro país da América Latina e dos Brics (grupo de países emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China), e poderá decidir as políticas da UNRWA. Hoje, a agência tem 23 países integrantes.”

Artigos que serviram de fonte para a matéria acima:






.....................................................................................................


NOTICIAS PUBLICADAS SOBRE O FSMPL - FÓRUM SOCIAL MUNDIAL PALESTINA LIVRE


CONVOCATÓRIA PARA O FORUM SOCIAL MUNDIAL PALESTINA LIVRE

APOIO À ROGER WATERS E SUAS DECLARAÇÕES SOBRE A PALESTINA


- FÓRUM PALESTINA LIVRE É LANÇADO EM PORTO ALEGRE


- Estado da Palestina é tema de reunião do FST













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: