PRI's The World - By Carol Hills
Tradução do Blog SANAÚD - VOLTAREMOS
Tradução do Blog SANAÚD - VOLTAREMOS
A produção The Wanted 18 usa de técnicas de animação,
juntamente com desenhos, pessoas reais, atores e imagens de arquivo. Aqui, um
palestino fazendeiro olha para as vacas com a bandeira palestina. Em 1987, ativistas na cidade Cisjordânia de
Beit Sahour compraram as vacas de um pacifista israelense para tentar criar sua
própria fonte de leite em vez de depender de uma leiteria israelense. Crédito: Courtesy of
Intuitive Pictures
As vacas são muitas coisas, mas raramente elas têm sido
considerados uma ameaça à segurança nacional. Isso é exatamente o que aconteceu
com um grupo de 18 vacas em uma cidade da Cisjordânia em 1987.
Foi durante a primeira Intifada, quando os moradores de Beit
Sahour, perto de Belém, queriam boicotar produtos israelenses. Eles compraram
18 vacas de um pacifista israelense para criar sua própria fonte de leite. Era
tanto um ato de desobediência civil e um pequeno passo em direção à
independência. "Eles sentiram que eles não podem decidir o seu futuro, a
menos que eles possam controlar a sua economia e os alimentos básicos",
diz Amer Shomali, um artista palestino e co-diretor de "As 18 procuradas",
um título que se refere às vacas. A família de Shomali é de Beit Sahour e ele aprendeu
sobre as vacas em uma história em quadrinhos que circulavam em seu campo de
refugiados na Síria no início de 1990.
Amer Shomali diz que começar um laticínio foi um passo
ousado para os palestinos. "As vacas não fazem parte da nossa cultura.
Somos agricultores, talvez ovelhas e cabras, mas as vacas eram algo mais
complicado para nós." E agricultura em geral não era o que os adultos em
Beit Sahour tinham conhecimento prático. "O engraçado é que nenhum deles
tinha visto uma vaca antes. Todos eles eram intelectuais, médicos,
farmacêuticos. Eles nunca viram uma vaca antes."
Uma foto de 1987, protestos em Beit Sahaur. A cidade foi um
centro de resistência não-violenta à ocupação israelense, no início da primeira
Intifada. Crédito: Cortesia de Intuitive Pictures
Dentro de seis meses, a cidade inteira aderiu ao laticínio
local para beber do seu leite, apelidado de "Leite Intifada." Os leiteiros entregavam o produto a noite para que
os soldados israelenses não pudessem vê-los. Um dia, um soldado israelense veio
à fazenda, tirou fotos das vacas. Disse aos palestinos que eles não foram
autorizados a ter as vacas e deu-lhes 24 horas para encerrar as atividades. Ele
disse que as vacas eram uma ameaça à segurança nacional de Israel. Amer Shomali
acha que sabe o motivo.
"Para os palestinos, isso significava um passo mais
perto de ser livre, de poder decidir o seu futuro, a ser independente.
Basicamente era isso que era a ameaça de segurança para Israel Não é a própria
vaca, é o que a vaca representa: um passo em direção à independência. "
Os ativistas de Beit Sahour começaram a mover as vacas de
um lugar para outro. Amer Shomali diz que não foi fácil. "É muito difícil
esconder uma vaca." Todo o subterfúgio teve seus efeitos sobre as vacas.
"Vacas, honestamente, não são animais feitos para estar na linha de
frente, as vacas começaram a ficar cansados e a produção de leite começou a diminuir.”
"As 18 procuradas" é um documentário multi-mídia.
Ele usa imagens de arquivo, stills, atores, recriações, cabeças de fala,
desenhos e claymation para contar a história das vacas e outros atos de
desobediência civil em Beit Sahour no final de 1980. Shomali diz, logo no
início, a idéia era fazer com que as vacas fossem os personagens principais no
filme. "Quisemos contar a história através dos olhos das vacas.
Basicamente, qualquer audiência em todo o mundo pode se relacionar com a vaca.
Elas são bonitas. Ells têm os olhos bonitos. Eu sempre digo, é mais fácil para
o público ocidental simpatizar com a
vaca ao invés de um palestino. "
Shomali quis falar diretamente com as vacas, mas não deu
muito certo. "Basicamente, eu tentei convencer essas vacas para fazer
isso. Elas se recusaram. Elas não paravam de dizer 'moo'. Por isso, tentamos
vacas em representação animada."
As vacas representam personagens no filme. Rivka é um
pacifista. Ruth, o líder do rebanho, não gosta do palestinos. A piada típica:
"Eles não querem trabalhar. Palestinos preferem motim do que trabalho."
Lola é a sexy e uma grande fã de Madonna. Goldie é jovem e ingênua. "Mesmo
metaforicamente, se você se lembrar de George Orwell 'Fazenda
de animais' é uma forma interessante de
contar esse tipo de história complicada, o conflito palestino-israelense,
através de animais. Acho que as pessoas se cansaram depois de 60 anos com todos
os filmes e relatórios sobre Palestina. Agora é hora de encontrar uma nova
maneira de abordá-los. "
Shomalis diz que há um lado político em se usar multimídia para
fazer o filme: a falta de imagens de arquivo. "A maior parte das filmagens
da época vieram de agências de notícias e eles filmavam os palestinos como
vítimas ou como terroristas." Shomali
diz que nenhuma das câmeras de televisão naquela época estavam filmando
digamos, um palestino ensinando seus filhos em casa porque as escolas foram
fechadas, ou um palestino ordenhar sua vaca ou um palestino plantando no seu
quintal.
"Queríamos retratar os palestinos fazendo essas
atividades não-violentas, que não estavam no material de arquivo. Então,
basicamente, nós levamos a animação como uma ferramenta para recriar um arquivo
de imagens alternativas como se tivéssemos a chance de nos representar na
época."
Amer Shomali, co-diretor e artista visual do "The Wanted 18"
Crédito: Cortesia de Intuitive Pictures
Shomali diz que ele foi atraído para a história de Beit
Sahour e as vacas porque mostra um ato importante de resistência, bem como o
custo econômico para os palestinos que vivem sob a ocupação de Israel
"Hoje em dia somos surpreendidos em uma matriz em que
não podemos decidir nada. Nós não estão autorizados a cavar água sob cidades
palestinas. Nós temos que comprá-lo de uma empresa israelense. É bastante
estranho, a maneira que nós estamos vivendo. Nós não controlamos as fronteiras, nós não controlamos a água, nós não controlamos a eletricidade, não podemos
importar coisas. Nós não podemos exportar material. É como uma grande prisão. " Shomali diz que não podem mesmo ter o serviço de celular 3G, porque Israel não concede permissão para a Autoridade Palestina
"As 18 procuradas" estreou em Nova York em 13 de
junho, mas Shomali não foi capaz de ir. Solicitou um visto americano no dia 4
de Junho, em Jerusalém. "É apenas a 25 minutos de distância da minha casa,
mas você precisa de uma autorização israelense para atravessar o posto de
controle.” Ele se candidatou para a visto,
mas os israelenses rejeitaram por motivos de segurança." É muito engraçado.
Depois de 30 anos, estamos mostrando um
filme sobre vacas sendo uma ameaça à segurança. Agora, o cineasta é uma ameaça a
segurança. "
|
Saiba mais sobre o filme: Just Vision
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