sábado, 9 de agosto de 2014

Wikileaks revela estratégias de Israel para estrangular Gaza

Wikileaks: Israel trabalha para estrangular Gaza, mostram telegramas. Arquivos fazem parte de uma série de documentos vazados pelo site dirigido por Julian Assange sobre o conflito entre Israel e Palestina.

Wikileaks revela plano macabro de Israel para destruir Gaza


“Autoridades israelenses confirmaram diversas vezes aos funcionários da Embaixada (dos EUA) que a intenção do governo de Israel é manter a economia de Gaza funcionando em nível precário, pouco acima de uma crise humanitária”. Este é o primeiro parágrafo de um telegrama enviado pelaEmbaixada dos EUA em Tel Aviv para Washington em 3 de novembro de 2008, vazado pelo site Wikileaks nesta segunda-feira, 4 de agosto.

O telegrama faz parte de uma série de documentos vazados pelo site dirigido pelo australiano Julian Assange sobre o conflito entre Israel e Palestina. Dentre os assuntos abordados na correspondência da Embaixada em Tel Aviv estão a criação do Hamas, o uso de palestinos como escudos humanos pelas Forças de Defesa israelenses, o ataque deliberado a alvos civis em Gaza, o bombardeio de hospitais e o corte de suprimento de remédios aos habitantes de Gaza.

De acordo com o documento, o Conselho de Segurança Nacional de Israel controla a quantidade de dinheiro a ser liberada mensalmente para a Autoridade Palestina. O governo da Autoridade Palestina requisitava cerca de US$ 30 milhões ao mês no ano de 2009 como piso básico de transferência, de modo a garantir os serviços básicos para a população palestina – 4 milhões de pessoas. A ideia era a de manter serviços essenciais, mas sem o estabelecimento de comércio e negócios em Gaza.

Autoridade Palestina x Hamas


No telegrama, a embaixada sugere ao governo do EUA o encorajamento das relações entre Israel e a Autoridade Palestina. Para os diplomatas, uma economia e um sistema bancário frágeis seriam adequados aos radicais do Hamas. No entanto, o governo israelense prefere repassar menos dinheiro aos palestinos de modo que o Hamas não tenha acesso à moeda israelense e que a população de Gaza não tenha benefícios econômicos, mesmo ao custo do fortalecimento do Hamas.

Em outro telegrama, datado de 23 de setembro de 1988, um diplomata americano fala sobre a visão política dos habitantes da Cisjordânia: “Muitos habitantes da Cisjordânia acreditam que Israel apoiou nos bastidores a criação do Hamas, ainda na década de 1980. O objetivo era dividir politicamente os palestinos. Philip Wilcox, responsável pelo consulado em Jerusalém, afirmava: “Não há apoio concreto, mas Israel faz vista grossa às atividades do Hamas”.

A estratégia israelense, segundo os documentos, era enfraquecer os partidos palestinos seculares, mostra um telegrama de 29 desetembro de 1989. Com a ascensão do Hamas, mais radical e de orientação sunita, haveria menos espaço para entidades como a Organização para a Libertação da Palestina, órgão liderado por Yasser Arafat no passado, e atualmente do Fatah e da Autoridade Palestina. Sem a atuação de partidos moderados, Israel não precisaria negociar com os palestinos.

Suprimento alimentar


Além da força militar, o bloqueio israelense a Gaza limita o acesso a gêneros alimentícios, combustíveis e remédios ao território palestino. Com isso, a infraestrutura local opera no limite, informa um telegrama enviadoem 18 de setembro de 2009. A falta de remédios compromete o setor de saúde em Gaza e a estrutura elétrica e de saneamento no fim de 2009 regrediu ao mesmo nível no qual estava em 2008.

Para se ter ideia, o suprimento alimentar na região em agosto de 2009 era de 2.600 caminhões. Isso representava 20% do total de alimentos que entravam em Gaza em junho de 2007. O ingresso de combustível era capaz de prover apenas dois terços da usina elétrica local. Para iluminar Gaza, os palestinos usavam petróleo egípcio, trazido através dos túneis na fronteira com custo de US$ 0,60 por litro. Já o petróleo israelense custa US$ 1,80 por litro.

O abastecimento de água e o saneamento também eram precários: cerca de 10 mil habitantes de Gaza não tem acesso à agua. Outros 60% da população não têm acesso diário, com fornecimento intermitente. Apenas 10% dos 1,8 milhões de habitantes em Gaza tem água de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Quando não são atacados militarmente, os palestinos estão sem água, sem luz e com fome: são economicamente estrangulados por Israel.

Instalações da ONU e alvos civis


Já um outro telegrama confidencial, despachado em 7 de maiode 2009, fala sobre uma carta enviada por Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, confirmando ataques das forças israelenses às instalações da ONU em Gaza. “Sete dos nove ataques contra nossas instalações em Gaza foram feitas pelo Exército de Israel, violando as instalações da ONU. As forças de Israel não tiveram precaução de proteger a ONU, nem os civis refugiados nesses locais”. Esses ataques custaram US$ 11 milhões aos cofres das Nações Unidas.

Israel, conforme mostra um documento secreto de 30 de julhode 2009, usou palestinos como escudos humanos. A prática ocorreu na Operação Chumbo Fundido, uma ofensiva contra Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Além disso, o Exército israelense usou bombas de fósforo branco contra uma população civil. Essas atitudes culminaram com a criação de uma entidade chamada “Quebrando o silêncio”.

Por meio dessa entidade, foram coletados os testemunhos anônimos de 26 soldados envolvidos na Operação Chumbo Fundido. Os depoimentos confirmaram o uso desproporcional de força militar, causando mortes e prejuízos econômicos desnecessários para a população de Gaza. Outros documentos mostram como esse incidente não foi um fato isolado.

Ataque como política deliberada


Uma comunicação de 15 de outubro de 2008 mostra como o ataque a áreas civis era uma política deliberada de Israel. O documento faz referência à Doutrina Dahiya – assim batizada pelo general Gadi Eizenkot por conta do bairro de Beirute bombardeado durante a segunda guerra do Líbano em 2006. Na ocasião, Israel atacou a capital libanesa, destruindo a infraestrutura urbana e causando problemas para a população civil.

Nas palavras de Eizenkot, “Israel vai usar força militar desproporcional contra qualquer vila que ataque forças israelenses, causando grande destruição”. O general foi específico: não é apenas recomendação, mas um plano aprovado pelo governo de Tel Aviv – na perspectiva de Israel, não são apenas povoados, mas bases militares dos palestinos”. Para Eizenkot, a segunda guerra do Líbano se estendeu demais: “um outro conflito deverá ser resolvido de forma rápida e com vigor”.

Charles Nisz, Opera Mundi

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Matérias relacionasas com Gaza e  publicadas em 2012:







Empresa denunciada por cartel no Metrô/SP financia Israel

Maren Mantovani faz denúncia contra Alstom
Diante dos bombardeios incessantes de Israel sobre a Faixa de Gaza, expulsando o povo palestino de forma brutal, atingindo principalmente os civis, a Federação Nacional dos Metroviários - FENAMETRO resgatou a entrevista realizada entre os dias 02 e 03 de novembro de 2013, durante a reunião dos diretores da federação com a diretora de Relações Internacionais da Campanha Palestina contra o Muro do Apartheid, Maren Mantovani.

Maren falou das ofensivas da multinacional francesa Alstom contra os metroviários e a população palestina. Em sua apresentação Maren destacou o papel exercido pela Alstom como cúmplice no processo de colonização, ocupação e apartheide israelense contra o povo palestino através de seus contratos ilegais na construção e exploração de uma linha de metrô em Jerusalém.

“A Alstom lucra com a privatização dos transportes públicos, a corrupção e a exploração de trabalhadores em todo o mundo”, denunciou Maren. “O povo palestino, a classe trabalhadora e os povos oprimidos têm uma causa comum contra o interesse social, o colonialismo e o imperialismo” observou a dirigente.

Segundo dados apresentados por Maren as francesas Alstom e Veolia são os maiores investidores internacionais no consórcio Citypass, que ganhou em 2002 o direito concedido pelas autoridades ocupantes israelenses à viabilização e construção de uma linha de transporte metroviário em Jerusalém, no valor de cerca de 500 milhões de euros.

O projeto, uma parceria público-privada (PPP) entre o governo de ocupação israelense e o consórcio, depende da vontade das multinacionais para fornecer uma enorme injeção de capital ao Estado. “Por sua vez a Alstom e a Veolia colheram lucros significativos ao longo de um período de trinta anos - dinheiro manchado com o sangue e o sofrimento dos palestinos sob ocupação”, disse.

A empresa Alston cumpre um papel fundamental na tentativa de Israel de fazer a sua anexação ilegal de Jerusalém Oriental palestina de forma abusiva e massacrante. “Além do processo de privatização do transporte local, o que torna a luta comum dos trabalhadores palestinos e brasileiros contra a multinacional, que também enfrentam com precarização do sistema e as relações de trabalho”.

Por isso, a luta contra o Muro do Apartheid está intrinsecamente centrada “contra a colonização e a construção de guetos através de muros, militarização, urbanizações, estradas e infraestruturas exclusivas para judeus destinados à extinção do patrimônio e o futuro do povo e contra a limpeza étnica de Jerusalém e a atual expulsão do povo palestino de suas casas”.


Israel destrói a vida dos palestinos

Maren destacou que desde a sua criação, em 1948, Israel vem expulsando palestinos de forma contínua de suas casas e terras. A parte oriental de Jerusalém, ocupada em 1967, está hoje sob severo ataque de limpeza étnica. Casas palestinas são destruídas, os palestinos que vivem a gerações na cidade têm o seu direito de viver cerceado isso quando não são brutalmente expulsos de suas casas.

Além disso, ressaltou que o Muro do Apartheid isola completamente a cidade do resto do território palestino ocupado. “No lugar da população palestina, Israel implanta assentamentos ilegais só para os judeus e constrói a infraestrutura do apartheid - entre eles, o metrô, que será construído ilegalmente para servir a esses assentamentos”, denunciou Maren.

Como resultado da campanha global para derrotar a Alstom e a Veolia, instituições financeiras em toda a Europa já venderam suas ações nas duas empresas e as autoridades públicas no Reino Unido França, Suécia, Austrália, EUA têm excluído essas empresas de licitações em contratos públicos. Trabalhadores dos transportes na Irlanda recusaram-se treinar o pessoal para a construção do metrô de apartheid.

“É preciso unidade dos metroviários para derrotar os interesses corporativistas da Alstom”, destacou Maren Mantovani.

Alstom e o processo de corrupção no Brasil

Ao contrário do Brasil, onde o próprio presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, assume a existência de cartel (acordo ilegal, firmado entre empresas para evitar a concorrência e elevar preços de produtos e serviços) envolvendo a multinacional Alstom, nenhum contrato foi encerrado e muito menos a empresa francesa deixou de participar das licitações do governo.

Sempre é importante relembrar que em maio deste ano, a Siemens denunciou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em troca de punições menos rígidas que a empresa teria pago propinas a autoridades dos governos do PSDB de São Paulo, formando um cartel com outras empresas, como Alstom, Bombardier, CAF e Mitsui. Segundo o esquema denunciado as fraudes ocorreram no processo de licitação pública para venda e manutenção de metrôs e trens metropolitanos nos governos Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, entre os anos de 1990 e 2000.

Além disso, as multinacionais combinavam entre si quem seria os vencedores das concorrências públicas para forçar os preços e garantir o superfaturamento – o esquema foi apontado nos metrôs de São Paulo e Brasília. O processo vem sendo investigado pelo Cade, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual de São Paulo e Polícia Federal, no entanto, até agora ninguém foi punido.

Juliana Silva

Redação - Fenametro

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