segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FÓRUM PALESTINA LIVRE É LANÇADO EM PORTO ALEGRE

CUT no Fórum Social: movimentos sociais apontam ações para o RIO+20, lançam Fórum Social Palestina Livre e Cúpula dos Povos

28/01/2012


Escrito por: Luiz Carvalho, de Porto Alegre


Liberdade para a Palestina



Por volta das 14h, o comitê nacional de organização do 1.º Fórum Social Palestina Livre, programado para 29 de novembro, também na capital gaúcha, explicou o objetivo do encontro. Coordenador do movimento “Stop The Wall”, o palestino Jamal Juma lembrou que em 2012 completam 45 anos da ocupação do território por Israel e da palestina histórica. E 10 anos da construção do muro que estabeleceu o apartheid.


Lançamento do Fórum Social Palestina Livre
Segundo ele, a solidariedade das entidades que integram o Fórum é fundamental para reverter essa situação. “Essa limpeza étnica só continua porque os EUA e potências coloniais levam à frente o apoio a Israel. Por isso é importante para a luta palestina nos reunirmos nesse momento histórico para expressar e reforçar a solidariedade mundial.”


Também integrante do comitê, o secretário geral da CUT, Quintino Severo, defendeu que é preciso cada vez mais movimentos para derrubar muitos muros, a começar por aquele que impede a Palestina de ser livre e ter um Estado democrático. “Só com uma unidade dos movimentos sociais é possível vencer esse desafio”, acredita.


Secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, ressaltou que é preciso ampliar as alianças. “Devemos mobilizar ainda mais porque está em jogo o futuro da humanidade. Esse documento (referindo-se ao texto definido pela Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS, que você pode ler aqui) é apenas o ponto de partida. A partir de agora, levamos esse embate para as nossas bases.”

Presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, defendeu a necessidade de mudar o modelo capitalista para acabar com a desigualdade entre os povos. “O que gera essa situação perversa é o imperialismo”, avaliou em sua participação.


..........................................................................

Fórum Social Temático 2012 supera todos os Fóruns anteriores
Adicionado em 30/01/2012


video

Fonte: TVT 

..........................................................................

Instalado o comitê brasileiro organizador do Fórum Social Palestina Livre
                                                                                                               André Augusto 

Comite Brasileiro do Fórum Social Mundial Palestina Livre

Diversas entidades marcaram presença no ato de instalação do comitê brasileiro organizador do Fórum Social Palestina Livre, no dia 19 de janeiro, em São Paulo. O objetivo do Fórum é aglutinar, em um coletivo, organizações e movimentos sociais brasileiros comprometidos com a luta pelo reconhecimento do Estado Palestino e construção do 1º Encontro de Solidariedade a Palestina, que será realizado no dia 29 de novembro, em Porto Alegre.


 “A CGTB apóia a luta dos palestinos, assim como dos povos oprimidos de todo o mundo. Essa luta também é nossa para que os palestinos tenham seu direito à terra devidamente respeitado. Nós, do Brasil, também temos as amarras do imperialismo que não nos permite viver da forma que gostaríamos”, disse a 2ª secretária de Relações Internacionais da CGTB, Vera Gorron.

Uma assembleia dos movimentos sociais do Fórum Social Palestina Livre foi convocada para o dia 28 de janeiro, na Usina do Gasômetro, a partir das 14 horas, em Porto Alegre. No dia 29 de janeiro, será realizada outra reunião, também na capital gaúcha, com a presença do deputado estadual Raul Carrion, autor da lei que criou o Dia Estadual da Solidariedade ao Povo Palestino, comemorado em 29 de novembro.

“A tarefa de 19 de janeiro até 29 de novembro é cada um conseguir juntar mil pessoas para chegarmos em Porto Alegre com 25 mil a 30 mil pessoas, de todos os continentes, que representará toda a expressão do que é a solidariedade ao povo palestino”, afirmou Alexandre Bento, assessor de Relações Internacionais da CUT.
                                                                                                                André Augusto

Comite Brasileiro Organizador do Fórum Social Palestina Livre


O ato contou ainda com a presença de representantes da CTB, Fdim, UBM, MST, Cebrapaz, Federação Árabe Palestina no Brasil, Fepal, Federação de Entidades Árabes, Marcha Mundial das Mulheres, Instituto da Cultura Árabe, CSP-Conlutas e Sociedade Palestina de São Paulo, entre outras organizações.

Fonte: CGTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: