quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A nova logomarca da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil



Yasser Arafat




Logotipo da Fepal


Em homenagem ao líder Yasser Arafat no oitavo aniversário de sua morte (11/nov/2004);  pelo aniversário de 32 anos de fundação da FEPAL (09/11/1980) e pela ocasião do Fórum Social Mundial Palestina Livre, que se realizará  na cidade de Porto Alegre, nos dias 28, 29, 30/nov e 01/dez, a Diretoria da FEPAL decidiu pela reformulação de sua logomarca.


Para esse trabalho, contamos com a companheira Natália Forcat, artista gráfica e ativista solidária com a causa palestina.


A nova logomarca transmite três mensagens principais:


   1-  O globo terrestre estilizado com a hata ou kufieh, o lenço palestino usado por Yasser Arafat, que se tornou símbolo da resistência palestina contra a ocupação israelense  e da solidariedade internacional com a causa palestina. A humanidade “veste o lenço da causa”. A humanidade é solidária com os direitos nacionais do povo palestino ao retorno e autodeterminação. A autodeterminação significa o estabelecimento do Estado da Palestina livre, soberano e independente, com Jerusalém capital. O globo também estabelece um dialogo claro com o Fórum Social Mundial Palestina livre, um evento global, sem fronteiras, unido pela solidariedade.



   2-  O mapa da palestina histórica inserido no mapa do Brasil estabelece o elo de amizade, apoio e solidariedade dos brasileiros com os palestinos, uma relação histórica da solidariedade do Brasil com o povo palestino. O Brasil recebe a Palestina, a Palestina está “dentro do Brasil”. O mapa histórico da Palestina dialoga diretamente e claramente com o direito de retorno dos refugiados palestinos à sua terra natal e suas propriedades.



   3-  A sigla FEPAL e seu nome por extenso, posicionados logo abaixo do Globo e dos mapas, transmite a idéia de “arcar com o peso do globo”, ou seja, sustentar e defender o compromisso e as bandeiras que a entidade representativa da comunidade palestina no Brasil tem com a causa palestina, com os direitos nacionais inalienáveis do povo palestino ao retorno e autodeterminação, com a permanente construção e fortalecimento da solidariedade nacional e internacional e com o fortalecimento das relações entre Brasil e a Palestina.



Desde a fundação da FEPAL, em 1980, os mapas do Brasil e da Palestina estiveram presentes em sua logomarca, denotando a fidelidade da entidade com os compromissos acima mencionados.


Desejamos que todos os ativistas, amigos e amigas do povo palestino, estejam presentes no Fórum Social Mundial Palestina Livre para fortalecermos, juntos, essa unidade de luta, apoio e solidariedade com o povo palestino.


Nos vemos em Porto Alegre, pela solidariedade que nos une!


Saudações fraternas,


Elayyan Aladdin - Presidente

Emir Mourad - Secretário Geral


Porto Alegre, 08 de Novembro de 2012

2 comentários:

  1. Parabéns a Federação Árabe Palestina do Brasil pela escolha. O Comitê Árabe Brasileiro de Solidariedade-Paraná contará em sua delegação para o FSMPL com +de 80 pessoas até agora. Até POA2012.

    ResponderExcluir
  2. ESTA NOVA LOGOMARCA DA FEPAL DEVE TER SIDO PLANEJADA COM MUITO ESMERO.ESTÁ MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir

Seguidores: