sábado, 6 de abril de 2013

MISSÃO BRASILEIRA DE SOLIDARIEDADE VAI À PALESTINA


Comitê do Estado da Palestina no Brasil realiza 2ª Missão no país


03/4/2013

O Comitê pelo Estado da Palestina (CEP)  no Brasil realizou na noite desta terça-feira (2) sua 34ª reunião, na sede nacional do PCdoB, na cidade de São Paulo. A reunião teve como pautas, o balanço da primeira Missão de Solidariedade ao Povo Palestino e encaminhamentos sobre a organização da segunda Missão que o grupo realizará em 10 dias que incidirão na Palestina.


A delegação, até agora, tem confirmada a presença de 17 membros, entre eles, dois deputados do
PCdoB. O coordenador da viagem, Lejeune Mirhan confirmou ainda o apoio de Ibrahim al Zeben, embaixador do Estado da Palestina no Brasil, atual decano do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil, nesta missão. Segundo Lejeune, Zeben estará na Palestina nesse período. 


Missão de Solidariedade ao povo palestino
Coordenado pela Federação das Entidades Árabe-Palestinas do Brasil e Fearab – Brasil – Confederação das Federações de Entidades Árabe Brasileiras, participaram ainda desta reunião as seguintes entidades: PCdoB, PPL, CTB, Força, Cebrapaz/CMP, Contee, BibliASPA, Revista Sawtak e GT Árabe.

O período de estadia no território da Palestina está previsto para 18 a 23 de abril. Essa missão tem como objetivo principal fortalecer e aprofundar a solidariedade brasileira com o povo palestino, para que o Brasil tenha reais informações sobre a situação em que vive a população palestina sob o jugo da ocupação israelense.

Programação



 As atividades preveem visitas as aldeias de Nabih Saleh e Bil’in, com participação de demonstrações locais; Visita a uma escola; Encontro com Comitês dos presos políticos e dos refugiados; Visita ao Museu de Mahmoud Darwish; Visita ao Mausoléu Yasser Arafat; Encontro com o presidente da Palestina Mahmoud Abbas e com o 1º Ministro Salam Fayed; Vista às cidades históricas de Belém e Jerusalém; Encontro com entidades de mulheres e centrais sindicais; Encontro com o embaixador brasileiro em Ramalláh Paulo França e Conhecer o Muro da Vergonha.

Em ata, o Comitê divulga que "as entidades integrantes do comitê firmam a compreensão de que o povo palestino tem o direito a ter o seu próprio estado livre, democrático e soberano". 

Na reunião foi ressaltado ainda que enquanto o povo palestino vem insistindo por uma paz justa para o conflito, os sucessivos governos israelenses continuam descumprindo e negando-se a negociar a paz com a retirada de suas tropas dos territórios palestinos ocupados.

Primeira Missão


O grupo realizou a primeira excursão para a Palestina em junho de 2012, onde foi registrado o encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas que recebeu o grupo em Ramallah, no Palácio Muqataa.


Presidente Mahmud Abbas recebe delegação brasileira

Foi marcada uma próxima reunião do Comitê pelo Estado da Palestina para o dia 7 de maio, terça-feira, às 19 horas, na BibliASPA, em São Paulo.

Da redação, Eliz Brandão para o Portal Vermelho

....................................................................................

LEIA SOBRE A 1ª MISSÃO DE SOLIDARIEDADE REALIZADA EM JUNHO DE 2012:


- Presidente da Palestina recebe delegação brasileira

- Brasileiros participam de marcha contra a ocupação

4 comentários:

  1. O Comitê Árabe Brasileiro de Solidariedade-Paraná deseja SUCESSO aos participantes da II Missão.

    Iremos na próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossas saudações fraternas aos companheiros do Comitê paranaense e será muito importante que na próxima Missão o paraná esteja bem representado! Emir Mourad

      Excluir
  2. Eu gostaria tanto de ir, eu realmente a 5 anos defendo o povo Palestino em minhas redes sociais,G+ e facebook. Deus abençoe e proteja todos vocês e levar meu carinho para toda Palestina. I love Palestina.
    ⋱ ‿ ♥ ⁀ Լ OV @ E ♥ صوفيا ♥ ♥ ♥ = ^. ^ = ♥ ♥ ♥

    ✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿╮✿

    ResponderExcluir
  3. Vocês vão levar ajuda para os necessitados, eu conversar com alguns e a situação de lá é muito desemprego e com isso a subsistência está muito difícil para muita gente.
    Tem muitas pessoas passando fome, necessitando de vestuário, produtos de higiene, precisando de tudo, sei que talvez para entrar esses produtos, não sei se seria permitido, tendo em vista que Israel caminha por Palestina, livre e solto e fazendo o que bem entende com o povo palestino, os relatos que eu tenho são realmente muito triste, que Deus abençoe muito vocês e que consigam atingir os objetivos de ajudar mesmo os meus irmãos palestinos, muito obrigado. Allah Hafiz

    ResponderExcluir

Seguidores: