domingo, 31 de agosto de 2014

“América Latina foi vanguarda solidária com Gaza”, afirmam palestinos


Dirigentes palestinos afirmaram, nesta quarta-feira (27), que a América Latina esteve na vanguarda de solidariedade à Gaza durante a agressão de Israel. Eles destacaram ainda que este internacionalismo é herança de próceres como José Martí e Simón Bolívar.

América Latina é solidária com a causa palestina


Em um encontro de lealdade à Palestina, o membro do Conselho Nacional Palestino, Salah Salah, contrastou a firme condenação de governos latino-americanos e caribenhos aos bombardeios sionistas com a conivência dos Estados Unidos e seus aliados europeus.

“Seus países lançaram um grito de condenação contra Israel e enquanto outros abriram seus estabelecimentos militares para que o Estado sionista repusesse as armas que promoveram a agressão contra Gaza”, disse o político árabe diante de embaixadores latino-americanos e caribenhos.

“Seus presidentes adotaram decisões valentes contra Israel e de apoio à Palestina”, disse Salah Salah aos embaixadores de Cuba, Venezuela, Equador, México, Chile, Paraguai, Argentina, Brasil e Bolívia, que receberam placas de reconhecimento.

O político ainda pontuou que a principal base para Tel Aviv foi Washington ao aplicar a mesma prepotência que emprega para impor um bloqueio injusto a Cuba. Lembrou que já na década de 1970 Cuba, então presidida por Fidel Castro, cortou relações com Israel e foi um dos primeiros estados a subir ao posto de embaixada sua representação na Palestina.

Em tributo à atitude solidária dos povos e governos da América Latina, os palestinos enalteceram também o feito do presidente venezuelano Hugo Chávez, que durante uma forte agressão israelense contra a Palestina em 2009, cortou relações diplomáticas “pela raiz” com o país sionista.

Já a Bolívia, por sua vez, tomou a iniciativa de colocar Israel na lista dos países promotores do terrorismo e cancelou um acordo de extensão de vistos.



Um comentário:

  1. Creio que toda a América Latina seria solidária a todo tipo de injustiça que ocorrer no mundo.
    somos um povo humilde e solidário.
    assim como fomos chamados de anões nas questões consulares,lembramos que os pequenos se unidos fazem uma grande força quando se trata de ajudar ao proximo.

    ResponderExcluir

Seguidores: